2018 06 21 Simulacao de Conferencia Sobre Saude Alunos de Enfermagem MG 1188

Atividade apresenta aos alunos, na prática, a função dos conselhos de saúde

O curso de Enfermagem da UEM (Universidade Estadual de Maringá) realizou, nesta quinta-feira (21), no auditório do Nead, a simulação de uma Conferência Municipal de Saúde. As conferências, que podem ser municipais, estaduais e nacionais, fazem parte de um dos princípios do Sistema Único de Saúde, que é a participação popular.

Cerca de 40 alunos participaram. A atividade faz parte do módulo intitulado Políticas Públicas de Saúde da disciplina Saúde da Comunidade II. Greice Jaqueline Aquiles, uma das professoras responsáveis, explica que os estudantes utilizam o plano de saúde de Maringá e o conteúdo ministrado durante o semestre para realizar uma simulação realística que conta, inclusive, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

“Os alunos interpretam os usuários, gestores, trabalhadores do SUS, ou seja, os conselheiros. Assim, eles estudam as políticas, argumentam, defendem propostas. Isso contribui para a formação política enquanto cidadãos e trabalhadores da saúde”, assegura a professora.

Para os alunos, é uma oportunidade de ver na prática como o sistema funciona. A estudante Camila Garollo, do segundo ano de Enfermagem, afirma que a experiência é importante porque na simulação realística é possível vivenciar e saber como funciona uma conferência antes de entrar no campo como profissional formada.

De acordo com Clície Arrias Fabri, gerente de assistência à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, durante esses momentos, são também levantadas questões de outras áreas, como trânsito e segurança pública, que são então encaminhadas para as secretarias responsáveis. As conferências são realizadas a cada dois anos e têm como objetivo gerar propostas que serão utilizadas para elaboração do plano municipal de saúde.

2018 06 21 Simulacao de Conferencia Sobre Saude Alunos de Enfermagem MG 1198

2018 06 21 Simulacao de Conferencia Sobre Saude Alunos de Enfermagem MG 1195