12May14 Curso ECSYH Escritura Guatemala Edgardo Cal

José Edgardo Cal Montoya (foto) vai falar sobre História e Historiografia da América Central Contemporânea. Será no próximo dia 5

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebe, na próxima semana, a visita do historiador José Edgardo Cal Montoya, professor da Universidad de San Carlos de Guatemala, que irá ministrar a conferência História e Historiografia da América Central Contemporânea. O evento será no dia 5 de junho, às 19h30, no auditório do Bloco H-35, no câmpus universitário.

Cal Montoya é doutor em História Europeia e Mediterrânea, membro da Academia de Geografia e História da Guatemala e da Academia Real de História da Espanha. Realizou estudos sobre a relação Estado-Igreja no século XIX, bem como a historiografia guatemalteca e da América Central e a história política de El Salvador nos séculos XIX e XX. 

Ele estará na UEM a convite do Programa de Pós-Graduação em História (PPH), no qual irá ministrar, de 6 a 8 de junho, o curso América Central na História da América Latina: rupturas e analogias (Séulos XVI-XXI). Entre o público alvo estão alunos do.PPH e de outros programas de pós-graduação da UEM. 

Além de propor uma “viagem” pela história da América Central, desde a crise do sistema colonial, passando pelo estabelecimento e crise do modelo liberal, até os processos de institucionalização democrática dos anos noventa, o curso também pretende abrir um espaço de reflexão sobre as particularidades e analogias com a história da América Latina. 

Considerando que a história da América Central nem sempre tem presença relevante nos programas de pós-graduação em universidades européias e sul-americanas, o curso abre espaço para um novo olhar e uma reavaliação dessa região como tema de pesquisa e como forma privilegiada de entender as notícias políticas de uma parcela significativa da comunidade ibero-americana.

 Informações na secretaria do Programa, pelo fone (44) 3011-4895. 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv