BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM BNCC 640x301

Juvenal Savian Filho, autor da obra Filosofia e Filosofias, irá ministrar a palestra no dia 25 de maio, no câmpus sede da UEM

Com o objetivo de discutir a situação atual do ensino da Filosofia e da Sociologia no Brasil, com base na reforma do ensino médio, o DFL (Departamento de Filosofia) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove, no dia 25 de maio, a partir de 13h30, a palestra Filosofia e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que será ministrada por Juvenal Savian Filho, autor da obra Filosofia e Filosofias e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O evento ocorre no auditório do DTL, que fica no bloco G-34, no câmpus sede da Universidade.

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Juvenal é professor de História da Filosofia na Unifesp, as pesquisas do palestrante concentram-se em filosofias desenvolvidas na Idade Média e em formas do pensamento contemporâneo que mantêm relações de continuidade com filosofias medievais.

A obra Filosofia e Filosofias apresenta estudos detalhados dos textos dos pensadores com análises de vocabulário, conceitos e estruturas argumentativas. O livro conta ainda com dados históricos atualizados, atividades dissertativas, textos complementares, biografias e exercícios de fixação do conteúdo e de reflexão sobre o cotidiano, dando maior clareza sobre os vínculos da atividade filosófica com a vida.

Não há necessidade de fazer inscrição antecipada. A palestra é aberta a todos os interessados no tema.

servletrecuperafoto