1448638525627

São palestras gratuitas que serão realizadas neste sábado no auditório da SRM

O Departamento de Zootecnia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove, neste sábado, dia 12, a partir das 8h30, um evento para marcar os 50 anos de promulgação da lei que normatiza as diretrizes do profissional zootecnista no Brasil e o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio.

As atividades serão realizadas no auditório da Sociedade Rural de Maringá (SRM), no Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro. Também promovem o evento o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), o Sindicato dos Zootecnistas do Paraná (SinzooPar), a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a Emater e a SRM.  

Estão programadas três palestras, com entrada franca. Carlos Frederico Grubhofer, fala sobre a atuação do CRMV do Paraná; Mário Hamilton Vilela, que foi diretor do primeiro curso de zootecnia no Brasil, aborda o tema Origem, Evolução e Situação Atual da Zootecnia no Brasil; e Paulo Marcelo Amorim Dias foi convidado a falar sobre a Atuação do Zootecnista no Agronegócio para os próximos anos. 

Ulysses Cecato, diretor estadual da ABZ e professor da UEM, comenta que hoje existem cerca de 35 mil zootecnistas no Brasil. A maior parte, 28%, concentra-se na Região Norte. Na Região Sul estão 16% dos profissionais.

Lembrando que o primeiro curso foi criado em 1966, na PUC Uruguaiana, Cecato diz que atualmente existem 107 cursos em todo o Brasil, que formam aproximadamente 1.800 novos profissionais.

O curso na UEM

A graduação em Zootecnia na UEM foi aprovada em dezembro de 1974 iniciando a primeira turma já no ano seguinte. Até hoje a instituição já formou 1.821 profissionais da área.

“Nosso curso foi o primeiro no Paraná e hoje ele é, reconhecidamente, um dos melhores no Brasil”, diz Cecato.

Além de vários laboratórios, os acadêmicos contam com uma Fazenda Experimental com uma área de 165 ha, destinada aos diversos setores de produção animal. E ainda uma Estação de Piscicultura onde são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa.

.