no translate detected 37172 44

No Encontro, que ocorre nos dias 3 e 4 de maio, serão apresentados 473 relatos de experiência de autoria dos formadores municipais

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) realiza, nos dias 3 e 4 de maio, o Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A abertura do evento será no dia 3, a partir das 8h30, no auditório do Bloco B33 do Programa de Desenvolvimento Educacional  (PDE), câmpus sede, em Maringá. Estarão representados 152 municípios da região Norte, Norte Velho e Noroeste Paranaense.

Durante os dois dias de evento, serão apresentados 473 relatos de experiência de autoria dos formadores municipais, com a orientação dos formadores da equipe da UEM, professores e pesquisadores da educação.

A programação das palestras enfatiza a temática da Educação e Aprendizagem. A finalidade da formação, na Universidade e nos municípios, é apoiar o estudo dos alfabetizadores e assegurar o direito de aprendizagem das crianças. Desde sua implantação, o Programa capacitou aproximadamente 12 mil alfabetizadores em três seguimentos da educação infantil: pré-escolar e primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. 

O PNAIC é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) e tem sido desenvolvido pela UEM desde 2013, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. No Paraná, participam do programa a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a UEM. 

Programação

Formadores Locais – 1º ao 3º ano - Alfabetização -  Auditório do Bloco B33 - UEM

Dia 03 - 8h30 Palestra: Educação para os Valores: Reflexões sobre a Arte do Magistério - Palestrante: Professor Doutor Luiz Roberto Evangelista - DFI - UEM

Dia 04 - 8h30 Palestra: Neurociência - Alfabetização e Plasticidade Cerebral - Palestrante: Professora Doutora Débora de Mello Gonçalves Sant'Ana - MUDI

Dias 03 e 04 de maio - 13h30 até 16h45 - Em sala de aula. Cada Formador da Equipe UEM, por e-mail, indicará a sala de aula da Apresentação, bem como enviará um mapa de localização dos blocos e salas na UEM.

Formadores Locais - Educação Infantil - Auditório do Bloco I12 - UEM

8h30 Palestra: Intervenções Pedagógicas - Educação Infantil

Dia 03 de Maio - 8h30 - Palestrante: Professora Doutora Marta Chaves

Dia 04 de Maio - 8h30 - Palestrante: Professora Doutora Heloisa Toshie

Dias 03 e 04 de maio - 13h30 até 16h45 - Em sala de aula. Relato De Experiência - Intervenção Pedagógica e Aprendizagens. Cada Formador da Equipe UEM, por e-mail, indicará a sala de aula da Apresentação, bem como enviará um mapa de localização dos blocos e salas na UEM.

Formadores Locais PNME - Sala de aula 108 e sala 103 do bloco B33 - UEM. Dias 03 e 04 de maio - 8h30 até 11h45 - Em sala de aula. Relato de Experiência - Intervenção Pedagógica e Aprendizagens

Formadores Locais PNME - Palestras no Bloco B33

13h30 - 16h45- Palestra: Enfrentando as Dificuldades de Aprendizagem

Dia 03 de Maio - Palestrante: Professora Doutora Debora de Mello Gonçalves Sant'Ana

Dia 04 de Maio - Palestrante: Professora Doutora Ana Rute Santana