Paulo e Ana

Trata-se de mais uma obra que produz uma análise comparada sobre as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil nos últimos 30 anos

Os professores Ana Lucia Rodrigues e Paulo Roberto de Souza, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), têm participação, como autores, do livro “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana”, lançado, pela rede nacional de pesquisa INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia)/Observatório das Metrópoles, no último 10 de abril, no Rio de Janeiro.

Os dois escreveram o capítulo "Maringá: a ordem urbana na região metropolitana de Maringá: planejamento que produz segregação". Ana Lúcia e Paulo Roberto de Souza são coordenadores do Grupo Gestor do Núcleo Maringá INCT Observatório das Metrópoles de Maringá, sediado na UEM.

Com 14 capítulos e lançada pela Editora Letra Capital, do Rio de Janeiro, a publicação é a última etapa do maior desafio proposto pela rede de pesquisa: produzir uma análise comparada sobre as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil nos últimos 30 anos.

Organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Marcelo Gomes Ribeiro, o livro oferece uma contribuição relevante para a área do planejamento urbano e regional ao buscar sintetizar as dinâmicas locais-nacionais de convergência e divergência da ordem urbana das principais metrópoles brasileiras.

Segundo os organizadores da obra, a publicação é o resultado final de uma experiência de pesquisa sui generis no âmbito das ciências sociais, na medida em que resultou da cooperação de vários grupos de pesquisadores compartilhando a mesma problemática teórica e utilizando metodologia comum.

Áreas do Saber

livro 1 1

Pode-se dizer que o livro é o último volume da Coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana”, que resultou em 14 livros e 169 capítulos, produzidos por cerca de 270 autores das mais variadas áreas do saber, analisando temas como organização social do território, demografia, rede urbana, dinâmicas de metropolização, moradia, mobilidade urbana, governança metropolitana, bem-estar urbano, entre outros.

Nesse sentido, a Rede INCT Observatório das Metrópoles oferece, por meio dessa publicação, todo o acúmulo de conhecimento sobre o tema urbano-metropolitano, além de seu acúmulo relativo à pesquisa comparada, ao desenvolvimento de metodologias para olhar para o territórios, para a estrutura social, entre outras questões.

Há mais de 15 anos, a Rede INCT vem consolidando um trabalho em rede multidisciplinar, de produção de conhecimento científico, de metodologias e ferramentas para a pesquisa da questão metropolitana.

A obra poderá servir de subsídio para a elaboração de políticas públicas e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional. A série mostra o compromisso e o esforço dos pesquisadores do Observatório para a produção de conhecimento científico em rede relacionado ao planejamento urbano e áreas afins. O livro pode ser visto aqui.

O que é: livro "Metrópoles Brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana"

Assunto: discute as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil, incluindo a de Maringá, nos últimos 30 anos

Editora: Letra Capital