estudante feliz com os novos livros 1149 1001

Estudantes matriculados nas primeira ou segunda séries do ensino médio receberão bolsas de estudos para desenvolverem pesquisas na UEM

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio da UEM (Universidade Estadual de Maringá) é uma parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) destinada a alunos que, em 2018, estão cursando a primeira ou segunda séries do ensino médio no CAP (Colégio de Aplicação Pedagógica). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 18 de maio.

O objetivo do PIBIC-EM-UEM/CNPq é fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Cada docente poderá orientar até quatro alunos. As bolsas, no valor de R$ 100,00, terão duração de 12 meses a contar de 1º de agosto. Os alunos recebem ainda o certificado de participação no programa.

Incentiva-se a submissão de Planos de Trabalho em que sejam priorizados a inserção de grupos de alunos em laboratório de redação, preparação para participação em olimpíadas de ciências, física ou matemática como forma de desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Os docentes e pesquisadores da UEM deverão submeter o Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelo aluno à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), na Divisão de Pesquisa, via Sistema de Gestão de Projetos – SGP (www.sgp.uem.br). Os dados dos alunos/bolsistas e supervisores serão vinculados posteriormente pela PPG/PES. Mais informações estão disponíveis no edital.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv