2018 03 20 Aula Inaugural Filosofia de Direitos Humanos Edson Luis de Almeida Teles 20032018 MG 5329

O pesquisador dedica seus estudos a temas como filosofia contemporânea, violência, comissão da verdade e direitos humanos

Nesta terça-feira (20), a aula inaugural da Licenciatura e do Mestrado em Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) recebeu o pesquisador Edson Luis de Almeida Teles, do curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele dedica seus estudos a temas como filosofia contemporânea sobre violência, comissão da verdade e direitos humanos.

Teles abordou, durante o evento, a filosofia e os saberes não autorizados, que são aqueles não reconhecidos oficialmente. A partir deste problema, questionou se o estatuto dos direitos humanos contempla as demandas dos grupos sociais vulnerabilizados.

Destacou que os problemas de questões filosóficas contemporâneas influenciam a sociedade brasileira e citou o assassinato da vereadora Marielle Franco como um dos resultados dessa lógica de ação política que não leva em conta as demandas reais que surgem nos grupos.

2018 03 20 Aula Inaugural Filosofia de Direitos Humanos Edson Luis de Almeida Teles 20032018 MG 5355 2

Sobre o palestrante

O pesquisador coordena o FiloPol, núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq), integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e dedica-se aos estudos dos processos políticos brasileiros.

O FiloPol realiza pesquisas sobre as questões políticas diante das experiências contemporâneas, com foco nos processos de criação e produção de subjetividades, em especial as que envolvam os movimentos sociais e atos e performances de resistência. O objetivo é partilhar o desafio de refletir sobre as mudanças por que passam as relações sociais nas suas múltiplas formas e sob um olhar transdisciplinar.