Fotos 2018 WhatsApp Image 2018 03 14 at 10.23.51

Os alunos do projeto participam de uma instituição assistencial na cidade

No Câmpus Regional de Cianorte (CRC), um projeto de extensão do curso de Design está ensinando doze jovens, entre 14 e 17 anos, a produzirem acessórios e peças de joalheria. O projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pelo Programa Universidade Sem Fronteiras.

A iniciativa surgiu em abril de 2017, em um contexto no qual jovens oriundos do Ensino Médio têm dificuldade de inserção no mercado de trabalho. O objetivo do projeto, então, é capacitar adolescentes para iniciarem suas carreiras.

Além do coordenador, professor Bruno Razza, o projeto de extensão conta com um orientador e três bolsistas que ministram as aulas para o grupo. Bianca Lopes Costa, graduada no curso de Design da Universidade e bolsita do projeto, acredita que é uma oportunidade de aprendizado também para ela. "Uma experiência única."

As alunas fazem parte de uma instituição assistencial de Cianorte e foram indicadas pela própria entidade para a atuação no programa. Camila, uma das participantes do projeto, conta que se encanta em poder inventar modelos de pulseiras, colares e acessórios. Disse, também, que tem consciência que o conhecimento adquirido poderá ser muito útil nos próximos anos.

Bruno Razza diz que “as doze alunas estão muito felizes” e menciona que as aulas para as meninas são uma verdadeira festa. A empatia pelo trabalho já trouxe progresso para o projeto. Bianca afirma que “a personalidade de cada jovem é demonstrada em cada peça”.

O curso tem 50 horas de duração, divididas em aproximadamente cinco ou seis semanas. Após o término do projeto, as peças ficarão com os próprios alunos.

*Com orientação dos jornalistas da ASC