2018 02 20 Reunião Agrotóxicos MG 2663

Representantes de instituições públicas e privadas participaram

O uso abusivo de agrotóxicos nas lavouras paranaenses foi amplamente debatido hoje (20) pela manhã na Reitoria da UEM. O encontro foi uma solicitação do Procurador de Justiça, Saint-Clair Honorato Santos, e da promotora, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, e reuniu o vice-reitor, Julio César Damasceno, a representantes de instituições que atuam na área e professores de cursos de graduação e de pós-graduação das ciências agrárias e engenharias.

Participaram da reunião Ednei Nascimento, representante do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Carlos Alberto de Andrade (DAG/UEM), Ednaldo Michellon (DAG/UEM), Elenice Tavares Abreu (GRE/UEM), Jorge Villalobos (DGE/UEM), Maria Cecília Olher (Nupélia/UEM), Samuel Veríssimo (Nupélia/UEM), Telmo Antonio Tonin (DAG/UEM) e Rômulo Diego de Lima Behrend (Unicesumar).

O MP está promovendo uma série de encontros com instituições que possam colaborar com mecanismos de proteção à população paranaense contra as consequências do contato excessivo com agrotóxicos. De acordo com Rosana, a Universidade tem potencial para colaborar com esta iniciativa que será benéfica para a saúde pública da população de Maringá e região. “A UEM como instituição pública, as demais instituições e o MP podem realizar ações voltadas para o interesse público”, completou.

Para o vice-reitor, os cursos oferecidos pela UEM formam profissionais altamente qualificados para atuarem no mercado de trabalho e as pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade podem colaborar com dados reais sobre a situação no Estado.

O principal projeto defendido pelo MP é a zona de proteção verde, em que se delimita uma área entre a zona urbana e as plantações na qual é proibida a aplicação de agrotóxicos. “É possível plantar nessa área, porém sem uso de produtos químicos. Por isso é importante desenvolver estratégias para que se combata às pragas de forma natural. Acreditamos que os pesquisadores da UEM podem contribuir também com projetos que orientem os produtores rurais”, destacou Rosana.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv