Tools

 2018 01 12 Colação de Grau PARFOR 1122969

A cerimônia de colação de grau ocorreu na última sexta-feira e foi presidida pelo reitor Mauro Baesso

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou o diploma aos 69 formandos da turma 2017 dos cursos do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). A solenidade de colação de grau ocorreu na última sexta-feira, dia 12, no auditório do Bloco B-33, e foi presidida pelo reitor Mauro Baesso .

Graduaram-se 43 formandos do curso de Artes Visuais, 13 de História, 12 Música e 1 de Pedagogia. A paraninfa geral da turma foi a professora Leonor Dias Paini, que também é a coordenadora institucional do Parfor na UEM.

A cerimônia ainda contou com a entrega de 31 láureas acadêmicas, honraria que é dada àqueles que concluem o curso com, pelo menos, dois terços de todas as disciplinas com nota nove ou mais.

A juramentista da turma foi Márcia Adriana Tavares da Silva, do curso de História, e a oradora geal dos neograduados foi Crislene Costa Santos Razente, do curso de Música.

Além do reitor e da paraninfa geral, a mesa de honra da cerimônia foi composta pela pró-reitora de Ensino, Ana Tiyomi Obara, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Maria de Souza Gimenez, e pelos coordenadores dos cursos de Artes Visuais,  Kiyomi Hirose, História, Sandra de Cássia Araújo Pelegrini, e Música, Vânia Aparecida Malagutti da Silva Fialho.

Sobre o Parfor

O Parfor é um Programa emergencial implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados e municípios e as Instituições de Educação Superior. O objetivo é fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores da rede pública de educação básica, propiciando a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e contribuindo a melhoria da qualidade da educação básica no País.

A UEM aderiu ao Parfor em 2010, com atendimento a 36 municípios da região Noroeste do Paraná e Sul do Brasil e até aqui já entregou 809 diplomas de graduação pelo Programa.

Os acadêmicos do Parfor são docentes em exercício na rede pública da educação básica que não têm formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar curso de licenciatura na disciplina em que atuam em sala de aula.

A coordenadora do Parfor na UEM fala do papel que o Programa exerce de integração entre a Universidade e a educação básica , o que para ela é um dos destaques do Parfor. Leonor Paini também adianta que novas turmas deverão ser abertas até o início do segundo semestre deste ano.

 

 Veja Galeria de Fotos