stop abusing boy violence child bondage in angle image blur human rights day concept 2919 26

O evento será realizado no próximo dia 14, sob organização do Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico da UEM

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) realiza, no dia 14 deste mês, o seminário Substâncias Psicoativas: vulnerabilidade e risco e o 4º Seminário sobre Prevenção e Tratamento da Dependência Química. As atividades iniciam às 8h30, no Auditório do Dacese, e seguem durante todo o dia, até às 17 horas.

Os eventos marcam os 20 anos do Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (Provent). A programação terá a participação de Marcelo Silva, enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e doutorando em Enfermagem pela UEM. E ainda do psiquiatra Carlos Alberto Peixoto, que foi coordenador estadual de políticas sobre drogas e representante do estado no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Crack.

A iniciativa é da equipe do Provent e entre o público-alvo estão servidores e acadêmicos da UEM, profissionais que atuam em programas de prevenção e combate às drogas e ações de políticas de assistência social, bem como familiares de dependentes.

As inscrições são gratuitas e serão aceitas no local.

Provent -  O trabalho realizado dentro do Programa abrange orientação e tratamento físico, mental e social aos servidores e acadêmicos da UEM, que apresentem dependência em relação ao álcool, tabaco, drogas ilícitas e abuso em medicamentos.

No tratamento, é feita a identificação, diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento dos casos pela equipe de profissionais responsáveis pelo programa de prevenção e tratamento ao dependente químico. A família dos participantes também recebe assistência através de reuniões em grupos de apoio e visitas domiciliares.

Ainda são feitas ações preventivas através de orientação, esclarecimentos e informações acerca da dependência química, beneficiando tanto a comunidade universitária quanto a comunidade externa.

Uma equipe interdisciplinar, com profissionais das áreas de medicina, psicologia, serviço social, advocacia e enfermagem, integra o programa que é vinculado à Diretoria de Assuntos Acadêmicos, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Estagiários dos cursos de Psicologia e Direito da UEM, também auxiliam nas atividades.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv