2017 12 05 Exposicao Museu Da Bacia do Parana MG 8204

A exposição traz várias peças que valorizam os saberes de ofíciode mulheres que se dedicaram aos trabalhos manuais

A mostra Entre linhas e agulhas: artes do fazer será aberta, nesta terça-feira, dia 5, a partir das 13h30, no Museu da Bacia do Paraná. A exposição tem curadoria da professora Sandra Pelegrini, diretora do museu.

“A proposta é valorizar os saberes de ofício de pessoas que se dedicaram à criação de peças de crochê, bordados à mão e à máquina de costura manual”, diz a professora. “São itens variados cuja confecção se deu para complementação da renda familiar ou o simples prazer de criação”, continua a curadora.

Um dos destaques é uma colcha bordada em algodão, com recortes de tecidos e acabamento efetuado com a máquina Singer Machine. Com motivos florais, ela foi confeccionada em 1956 e integrou o enxoval da senhora Olímpia Guerrero Araújo. Destaque ainda para a colcha de crochê e toalhas de mesa da artesã Maria Gorete Bellanda e da manta de bebê artesanal de crochê feita pela artesã Leila Martins dos Santos.

Todas as peças contam com uma ferramenta tecnológica que vem conquistando cada vez mais espaços em museus. Trata-se do QR Code, um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que tem câmera fotográfica. É um complemento ao conteúdo da exposição, disponibilizando informações detalhadas de cada peça.

A mostra, que tem financiamento da Caixa Econômica Federal, pode ser visitada até o dia 22 de dezembro, das 8 às 11 e das 13h30 às 17 horas. Agendamentos de grupos escolares podem ser feitos pelo telefone 44 3011-4294. Informações pelo endereço eletrônico sec-mbp@uem.br