Discussão é importante para professores da Educação Básica da Rede Pública

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem), oferecem, no próximo dia 28, às 19h30, no bloco B33, a palestra O novo ensino médio: desafios, problemas e outras questões.

A ministrante será a professora Sandra Regina de Oliveira Garcia. De 2003 a 2010, ela foi chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e de 2011 a 2014; exerceu a função de coordenadora geral do Ensino Médio no Ministério da Educação.

O evento vai discutir as perspectivas da reforma do Ensino Médio, aprovada pela lei 13.415-17, e é voltado para os graduandos de licenciatura, professores acadêmicos e, principalmente, professores da educação básica da rede pública. A proposta é esclarecer quais serão as mudanças e as consequências delas.

O professor de filosofia da UEM, José Antônio Martins, falou sobre duas questões que serão discutidas. Uma delas se refere ao aumento da carga horária e de que forma isso será organizado: quais conteúdos irão preencher a carga e como serão as aulas presenciais.

A outra é em relação à flexibilização das disciplinas. Os estudantes poderão escolher, a partir do segundo ano do Ensino Médio, entre cinco itinerários de formação: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

As inscrições serão feitas no local do evento. Haverá certificação de quatro horas. Mais informações nos telefones (44) 3011-3882 e (44) 3011-5180.

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv