2017 11 10 Evento de Quimica bloco F 67 MG 6020 1

A solenidade desta sexta-feira também comemorou a conquista do Conceito 6, avaliado pela Capes

Na tarde desta sexta-feira (10), o Programa de Pós-Graduação em Química (PQU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou evento em comemoração aos 30 anos da existência. A cerimônia realizada no Auditório do Bloco F-67 também comemorou a conquista do PQU, que agora tem Conceito 6 na Capes.

A palestra escolhida para as comemorações foi com o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Zarbin. Com linguagem simples e em clima de descontração, o químico fez relação entre criatividade e ciência. Zarbin parabenizou os trabalhos realizados pelo PQU nestes anos de atividade, reconhecendo o Programa como uma das principais referências na área da química em todo estado. “Temos de acabar com a síndrome de vira-lata entre os cientistas do interior. Existem profissionais incríveis fora dos grandes centros, é o caso da UEM”, ressalta.

Em discurso, o reitor Mauro Baesso reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos laboratórios do Departamento de Química (DQI). “Mesmo diante da crise, os pesquisadores do Programa têm atingido resultados surpreendentes. Isso só mostra o comprometimento e a excelência profissional dos envolvidos” destacou Baesso.

Pioneiro entre os programas de pós-graduação da UEM, desde 1987, o PQU tem colecionado diversos prêmios nacionais e internacionais no campo da Química, colaborando para formação profissional de excelência, já que este é um dos principais quesitos na avaliação dos institutos que avaliam a pós-graduação no país.

Organizaram a solenidade comemorativa a coordenadora,  Fernanda Rosa, e a coordenadora adjunta do PQU, Maria Helena Sarragiotto. Também participaram da mesa de honra o reitor Mauro Baesso; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Carlos Bento; o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Cláudio Celestino de Oliveira; além chefe do Departamento de Química, Eduardo Jorge Pilau.