xxiii sipate uem 20171016 1413771223

Programação segue até sexta-feira com minicursos

A abertura da XXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da UEM (Sipat) e II SIPAT do Hospital Universitário (HUM) ocorreu hoje às 9 horas no Restaurante Universitário. O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. A programação segue até dia 20 de outubro com a oferta de vários minicursos para os servidores da Universidade Estadual de Maringá.

O tema central escolhido para esta edição é Segurança e Acessibilidade: por uma UEM mais inclusiva. Para a presidente da Cipa e coordenadora do evento, Clisalva Gomes da Silva, a Semana se propõe a provocar reflexões sobre situações que são esquecidos no cotidiano, como hábitos, relacionamentos e comunicação, o que está relacionado à qualidade de vida no ambiente de trabalho. “O objetivo do evento é despertar o sentido de cooperação e respeito pelas diferenças”, disse ela.

Durante a solenidade abertura, o vice-reitor da UEM, Julio Damasceno, destacou que ao se preocupar com discussões que envolvem a sociedade e em específico a UEM. o evento vai muito além da prevenção da acidentes. “A Semanda traz para o espaço da Universidade as potencialidades e diferenças, assim como a descoberta do potencial criativo, estimulando as riquezas de cada um”, destacou.

O quarteto de cordas da UEM realizou uma apresentação no local. Ainda tiveram estandes para o Núcleo Maria da Penha (Numape), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem), Produtores Orgânicos e Agrícolas (Naturingá), Projeto de extensão em educação financeira sustentável, e Controle de infecção e biosegurança na comunidade odontológica da UEM.

Os minicursos ofertados trarão discussões sobre acessibilidade, saúde e qualidade de vida; na UEM serão realizados no Bloco I-12 e no HUM no auditório da Unidade de Pronto Atendimento.

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)