abertura-670x300 UEM

O documento cria normas para as ações da instituição e uma nova estrutura administrativa

O Auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá foi palco da primeira audiência pública que discutiu (HUM) o Regulamento do Hospital, que está em fase de finalização. Cerca  de 110 pessoas participaram do evento, que se estendeu pela manhã desta quarta-feira (20). Professores, técnicos, alunos e representantes do Sinteemar apresentaram sugestões à minuta, para contribuir com o formato final do documento, que tem como objetivo criar normas para as ações da instituição e uma nova estrutura administrativa, mais horizontal e democrática.

A minuta do Regulamento foi colocada no site do HUM para que a comunidade consultasse o documento e pudesse fazer sugestões.  Segundo o superintendente do HUM, Maurício Chaves Jr., esse processo tem por meta “garantir que o Regulamento seja contruído com a participação maciça da comunidade hospitalar. Não temos uma proposta fechada, estamos disuctindo isso com toda a equipe e isso é que vai enriquecer e valorizar o Regulamento, quando ele estiver pronto. Será fruto de um processo amplamente democrático”, disse o gestor.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso, e o vice, Julio Damasceno, estiveram presentes à audiência. Baesso destacou a importância deste processo de reformulação estar sendo realizado neste momento, em que o governo do estado está discutindo a reestruturação do ensino superior no Paraná. “Precisamos fazer sugestões para essa reestruturação para que as coisas não venham de cima para baixo. O HUM, como hospital ensino e de referência na nossa região, precisa, por meio destas discussões e de um documento fundamental como esse regulamento, apontar a estrutura adequada para que possa prestar o melhor serviço à comunidade”, destacou o reitor.

No HUM, o Regulamento começou a ser elaborado por uma Comissão, instituída pela Reitoria da UEM, em 2015. No fim de agosto deste ano, foi fechada uma minuta para ser apresentada à comunidade hospitalar. Durante a última semana, todos puderam analisar e porpor sugestões. Nesta quarta-feira, sob a coordenação do superintendente e do assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Sérgio Yamada, essas propostas foram apresentadas na audiência pública, anotadas pela Comissão de elaboração do documento e, nas próximas três semanas, serão analisadas pelo grupo. Depois disso, a minuta será reformulada e colocada mais uma vez no site do HUM (www.hum.uem.br), na aba Hospital, que comtém o link Regulamento e Reforma Administrativa.

“A ideia é que todos possam ler o documento, verificar as modificações que foram sugeridas na primeira audiência pública e fazer considerações. A segunda audiência pública será realizada no dia 18 de outubro, às 9 horas, no mesmo local da primeira: auditório do HUM. A divulgação da cópia da minuta revisada no site do hospital deve acontecer até o dia 11 de outrubro”, anunciou o doutor Sérgio Yamada, que acrescentou: “ainda há oportunidade de todos participarem deste processo”.

Depois de fechada, a minuta do Regulamento do HUM será encaminhada ao Conselho Universitário (COU) para ser votada, aprovada e adotada definitivamente no hospital.