IMG 3469 1

A encenação foi feita para pacientes do Hospital Universitário

Pacientes do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foram presenteados com uma encenação teatral sobre a diabetes. Iniciativa da  indústria farmacêutica AstraZeneca, a peça foi apresentada na última quinta-feira, dia 10, no Ambulatório do HUM. 

No texto, encenado por dois atores, havia dicas de como identificar a doença, como melhorar a qualidade de vida de quem já convive com ela e quando procurar a ajuda de um especialista. Tudo isso inserido dentro de um contexto familiar, no qual tia e sobrinho trocam ideias sobre a doença. Além da apresentação teatral, foram distribuídos panfletos com dicas importantes para diabéticos e familiares. 

A endocrinologista Mirian Hideco Takahashi, que foi uma das incentivadoras da apresentação, destaca o papel educativo da peça. “Nem sempre é possível abordar todos os tópicos da doença durante uma consulta médica. A ideia de falar sobre o tema de uma forma mais lúdica pode ser mais eficaz, motivando as pessoas a se cuidarem melhor”, diz a médica.

Para Julie Segawa, do departamento médico da AstraZeneca, ”em se tratando de diabetes, a informação é extremamente importante. “Entender  sobre as complicações da doença e o quanto é vital se alimentar bem e corretamente, ajuda na qualidade de vida e no tratamento e controle da doença.”

Maria das Dores Loiola, que convive com a diabetes em casa, sabe que é importante ter uma alimentação saudável e o quanto isso requer disciplina. “Meu marido prefere esfirra, pão branco e pizza aos vegetais. Eu falo para ele que a gente tem que aprender a falar não para as coisas que a gente não pode.”