pcm-uem

Aula será ministrada no próximo dia 10 (quinta-feira); professores são da Universidade de Aveiro

Os professores Rui Marques Vieira e Celina Tenreiro Vieira, da Universidade de Aveiro, em Portugal, irão ministrar, no dia 10 de agosto, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) 2017.

A aula "O Pensamento crítico - perspectivas para a pesquisa em educação em ciências" será ministrada a partir das 19h30, no anfiteatro Adelbar Antonio Sampaio, térreo do bloco F-67, câmpus universitário.

Rui é mestre em Educação e doutor em Didática/Didática das Ciências pela UA. Está ligado ao Departamento de Educação da UA. Foi professor do Ensino Superior Politécnico e Universitário, onde esteve ligado à formação de Educadores de Infância e professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Desenvolveu atividades docentes em cursos de formação continuada de professores e em cursos de especialização. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, principalmente na área do pensamento crítico, na Educação CTS e da formação de professores. Em 1994, Rui ganhou o prémio de Estímulo à Investigação e à Criatividade da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor de várias publicações e comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais.

Celina Tenreiro-Vieira é mestre e doutora em Educação e professora do segundo ciclo do ensino básico de Matemática/Ciências da Natureza. Tem desenvolvido e coordenado projetos de investigação, nomeadamente na área do pensamento crítico e da formação de professores. É autora de várias publicações e comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais.

Criada em 1973, num contexto de expansão e renovação do ensino superior em Portugal, a Universidade de Aveiro logo se transformou numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua pesquisa, do seu corpo docente e das suas infraestruturas.

A participação é gratuita. Outras informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (44) 301--4827.