evento fé e ciência 1

Evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será na quarta-feira e faz parte de um seminário para discutir o tema

O professor Grady McMurtry, da School of Theology (Escola de Teologia), em Columbus, na Geórgia (Estados Unidos), vai proferir, na próxima quarta-feira (26), às 10 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), a palestra "Ciência e fé na educação".

Palestrante de renome internacional, McMurtry é o fundador e presidente da Creation Worldview Ministries (Ministérios da Cosmovisão Criacionista).

Autor do livro "Criação ou Evolução: onde está a verdade científica" (A.D.Santos Editora), ele divulga, há 38 anos, o criacionismo bíblico científico. Antes, porém, foi professor de Evolução durante 10 anos. Bacharel em Ciências Agronômicas pela Universidade do Tennessee, tem mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Estadual de Nova Iorque, doutorado em Divindades pela Faculdade Teológica Beacon, de Columbus, e doutorado em Literatura pela Universidade Mid-Continent, no Kentucky.

Segundo o professor Giuliano Pimentel, organizador do evento, "em defesa do papel da universidade como um espaço do conhecimento, do diálogo e do anti-dogmatismo, a palestra propõe a pensar sobre o criacionismo. O que é o criacionismo e a que se propõe? Ele pode ser considerado uma hipótese concorrente ao evolucionismo ou é uma expressão da fé?".

Conforme o professor, o conhecimento científico se baseia na articulação entre razão e evidência, considerando que uma verdade científica é válida até que seja refutada por uma teoria que melhor explique a realidade. Por isso, um paradigma recorrente no mundo acadêmico é abordar com ceticismo qualquer crença absolutista.

Gratuito, o evento terá duração de uma hora. Na seqüência, será aberto espaço para o debate. Haverá emissão de certificado. A palestra faz parte do seminário "Ciência e Fé na Educação" e tem a organização do Núcleo Maringaense da Sociedade Criacionista Brasileira (Numar-SCB) e do Grupo de Estudos do Lazer (GEL), coordenado pelo professor Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As inscrições devem ser feitas no local do evento, com preenchimento das vagas por ordem de chegada. Quem quiser certificado é só informar no ato da inscrição, que será feita sem custo. Para outras informações entre em contato pelo e-mail ggapimentel@uem.br.