vestiba de inv

A UEM se prepara para receber os 17.935 candidatos inscritos no Vestibular de Inverno 2017. O concurso começa neste domingo, dia 16, e segue até terça-feira, dia 18

Quase tudo pronto para o Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Maringá. O primeiro dia de prova será neste domingo, dia 16, com entrada em sala autorizada a partir das 8h20.

Dos 17.935 inscritos neste concurso, 12.257 farão as provas em Maringá nos seguintes locais: UEM, Unicesumar, Pontifícia Universidade Católica, Faculdade Cidade Verde, Faculdade Maringá e Faculdade de Engenharias e Arquitetura.

Também serão aplicadas provas em Apucarana, para 1.488 candidatos; em Umuarama (1.207); em Cianorte (877); em Paranavaí (869); em Campo Mourão (547); em Goioerê (283); em Ivaiporã (312); e em Cidade Gaúcha (95).

Segundo a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) nos três dias do concurso a entrada em sala será permitida só até 8h50 e para evitar possíveis contratempos é aconselhável chegar com boa antecedência.

“O ideal é que o candidato confira, pelo menos um dia antes, onde irá prestar o concurso. Quem ainda não tem essa informação pode fazer a consulta on-line através do Menu do Candidato, disponível no site do vestibular, informando o número de inscrição e senha”, recomenda a presidente da Comissão, Maria Raquel Marçal Natali.

Cerca de 1.500 pessoas estão envolvidas com a realização deste concurso, entre fiscais, pessoal de limpeza e de apoio. Os fiscais, em sua maioria, já receberam o treinamento. Dos preparativos, falta ainda a etiquetagem das carteiras e salas, trabalho que será realizado no sábado, a partir das 14 horas.

O que levar – No dia da prova é necessário ter em mãos o documento de identificação original com foto, que será exigido já na entrada em sala. Sem este documento o candidato ficará impossibilitado de prestar o concurso. Outro item indispensável é a caneta esferográfica com tinta azul-escura, tipo escrita grossa com tubo transparente, exigida para o preenchimento da Folha de Respostas.

Provas– O Vestibular de Inverno 2017 começa pela prova de Conhecimentos Gerais, com 40 questões de alternativas múltiplas, envolvendo conteúdos de Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Na segunda-feira, dia 17, os candidatos responderão dez questões de Língua Portuguesa, cinco de Literaturas em Língua Portuguesa e cinco de Língua Estrangeira. Além da prova de Redação. Na terça-feira (18), último dia do concurso, será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas em duas matérias pertinentes ao curso escolhido.

Vagas e cursos - A UEM abriu 1.492 vagas em 62 cursos de graduação, sendo que 20% das vagas são reservadas para o sistema de cotas sociais que beneficia candidatos cuja renda familiar não ultrapasse 1,5 salário mínimo. No total são 287 vagas reservadas para este sistema.

Concorrência – O curso mais concorrido no Vestibular de Inverno 2017 é Medicina, que registrou 378,1 candidatos por vaga pelo sistema tradicional e 206 entre os cotistas. Trata-se da concorrência mais alta dos últimos dez anos, superando o Vestibular  de Inverno 2012 que teve 365,6 candidatos por vaga no sistema tradicional e 161,7 entre cotistas.

Odontologia é o segundo curso mais concorrido, com 55,6 candidatos/vaga, sendo que entre os cotistas foram 36 inscritos para cada vaga oferecida. Arquitetura e Urbanismo, com 46,4 candidatos/vaga pelo sistema tradicional e 27,3 entre os cotistas, é o terceiro curso mais disputado neste Vestibular. Para consultar a concorrência de todos os cursos acesse este link.

Sobre os candidatos - Do total de inscritos, 80% são do Paraná e destes 34% residem em Maringá. 15% dos candidatos vêm do estado de São Paulo e os 5% restantes dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outros.

A maior parte (42,62%) cursou o ensino fundamental em escola pública e 40,51% integralmente em escola particular. Já no ensino médio as posições se invertem: 50,5 % estudaram integralmente em escola particular e 40,4% em escola pública.

Plantão – No sábado, dia 15, a equipe da CVU fará plantão das 8 às 18 horas para atendimento dos vestibulandos. Quem quiser tirar dúvidas pode ir pessoalmente no Bloco 28, câmpus universitário. Contato também pelo telefone (44) 3011-4450.

Resultado - A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 de agosto, às 10 horas, pela internet

Matrícula – Os aprovados deverão efetivar a matrícula entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2018 também pela internet.