LIXO

Debate será por meio de uma reunião especial prevista para esta semana

 

O Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná vai realizar, na próxima quarta-feira (5), às 18h30, na Câmara Municipal de Maringá, uma reunião especial para discutir o Plano Municipal de Gestão de Resíduos: aspectos importantes da polícia municipal de resíduos.

Durante o evento, a analista ambiental Eliene Moraes, coordenadora da coleta seletiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTULD), vai falar sobre coleta seletiva.

O procurador do Trabalho, Fábio Aurélio da Silva, vai tratar da mudança no sistema de coleta. O tecnólogo em gestão ambiental, Guilherme Netzel e o secretário de Meio Ambiente de Marialva, Lindalvo José Teixeira, irão falar sobre tratamento de resíduos orgânicos. 

 

Espaço de debates

 

O Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná, ativo desde outubro de 2010, consolidou-se como um espaço de debates, negociação e formulação de propostas de ação, tornando-se uma referência na área da gestão de resíduos sólidos e da cidadania. 

Por seu caráter democrático, plural e suprapartidário, envolvendo tanto instituições públicas quanto entidades da sociedade civil nas discussões dos temas pertinentes, constitui um instrumento inovador de controle social e participação popular no que diz respeito às questões sociais e ambientais que envolvem os resíduos sólidos.

A instalação da entidade foi precedida de uma série de medidas importantes tomadas pela Procuradoria do Trabalho de Maringá. Neste período, buscava-se verificar a situação de trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Maringá e região e mediar as reuniões realizadas em conjunto com as cooperativas e com a Prefeitura de Maringá.

O Fórum tem auxílio da Universidade Estadual de Maringá (DCE, Unitrabalho, Observatório das Metrópoles), de organizações não-governamentais, vários sindicatos, Igreja Católica, entre outros. Outras informações na página do facebook.