ciencia na praca

Pesquisas que impactam diretamente na vida da população serão apresentadas para o público de forma descomplicada. É o Ciência na Praça que começa nesta sexta-feira

A Universidade Estadual de Maringá vai levar ao público alguns dos projetos desenvolvidos por pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação.  É a mostra Ciência na Praça, que será realizada nesta sexta-feira, dia 30, e no sábado, dia 1º de julho, na travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão Municipal. A proposta é apresentar, de uma forma bem acessível, a importância da UEM no desenvolvimento da ciência e os benefícios gerados para a população.

Alguns dos projetos são resultantes de acordos com a iniciativa privada nas áreas de tecnologia e inovação. É o caso da parceria formada entre os Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Engenharia Química com a Purific, indústria fabricante de purificadores e filtros de água. Essa cooperação já rendeu dois pedidos de depósitos de patentes e, por conta dela, a Purific produz carvão ativado capaz de permitir a retenção de bactérias e vírus, além de ter conquistado o selo de qualidade conferido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Durante o Ciência na Praça, os visitantes ainda poderão conhecer o processo de desenvolvimento de fármacos que é feito dentro Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

O Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) também estará presente no evento e vai mostrar, entre outros projetos, o trabalho realizado junto com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, auxiliando os pescadores com informações sobre a ictiofauna da região do lago.

Outro projeto de destaque foi desenvolvido na década de 1980, quando a UEM obteve a primeira patente por meio da pesquisa "Processo de Fracionamento dos Componentes das Folhas da Stevia Rebaudiana (Bert.) Bertoni". O estudo permitiu a exploração comercial da stevia.

Vale destacar que a UEM é a terceira instituição de ensino superior pública do Brasil em números de pesquisas na área tecnológica. Atualmente a instituição conta com 52 programas de pós-graduação, em todas as áreas de conhecimento, que oferecem cursos de doutorado e mestrado. Destes, 30 irão participar do Ciência na Praça.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, em parceria com a Prefeitura do Município

Ciência na Praça
Quando: 30 de junho, das 15 às 22 horas, e  1º de julho, das 8 às 18 horas