LIVRO SITEl

Lançada pela Eduem, publicação aborda a dinâmica da dívida externa brasileira a partir das década de 1960

Obra que mostra como o Brasil passou de devedor a credor internacional, o livro "Dinâmica da dívida externa brasileira (1964-2014): de devedor externo a credor internacional" é mais uma publicação lançada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá, a Eduem.

Escrito pelos professores Joaquim Miguel Couto e Odirlei Fernando Dal Moro, o livro relata que a dinâmica da dívida externa brasileira apresentou um comportamento diverso ao longo do período de 1964 a 2014.

"Se nos anos de 1968 a 1980, a elevação da dívida possibilitou um grande crescimento da economia brasileira, na década de 1980, no entanto, a crise da dívida externa estrangulou a economia do país", diz a sinopse.

"Entre 1981 e 1983, vivemos o inferno do endividamento externo. A dívida crescia em razão de seu próprio juro. Com a moratória de 1987, o fluxo de capitais internacionais. Entre 1994 e 1998, a volta do crescimento da dívida ajudou na manutenção da âncora cambial que deu sustentação ao Plano Real", descreve.

Os autores relatam que "a crise cambial brasileira, de janeiro de 1999, e o medo provocado pela eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo semestre de 2002, afugentou os capitais externos do país, entre 1999 a 2002. Passado o medo de um governo petista, os capitais externos voltam ao Brasil, elevando a dívida externa bruta".

"No entanto, a partir de 2007, a dívida externa líquida brasileira se tornou negativa, demonstrando que o país tinha mais recursos em moeda estrangeira do que devia no exterior. Era a chegada ao paraíso. Esse é o momento em que vivemos. Até quando? Ninguém sabe!", finaliza texto da sinopse.

Joaquim Miguel Couto é professor efetivo do Departamento de Economia (DCO), da UEM. Ordirlei Fernando Dal Moro é professor temporário do mesmo departamento.

Para aquisição diretamente na Livraria Eduem, o livro está com 50% de desconto. A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e fanpage www.facebook.com/livrariaeduem. Telefone para contato: (44) 3011-4394.