Tools

me sorri 

A programação inclui desde palestras e oficinas até a atividade denominada "Charrete", um exercício prático de projeto

Estudantes e professores estão participando, desde o início da manhã desta terça-feira, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do 8º Ciclo de Arquitetura e Urbanismo: concepção e construção.

Embora a abertura oficial seja hoje à noite, as atividades tiveram início pela manhã, com a planificação do terreno onde ocorrerá a construção de uma praça de convivência, entre os blocos 9 e 32 (foto). 

maquina

Este trabalho, com parceria da Prefeitura do Câmpus, faz parte de uma das seis oficinas inseridas na programação do evento, que é promovido pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e o centro acadêmico do curso (CAAU).

Programado para se estender até sexta-feira (19), com atividades nos blocos C-67, 32 e 9, o 8º Ciclo tem como tema a prática profissional da Arquitetura e do Urbanismo, discutindo as duas etapas fundamentais no processo de projeto (concepção e construção), por meio de palestras, oficinas e um exercício prático de projeto na forma de um concurso intitulado “Charrete”.

A "Charrete" é, na realidade, uma competição entre os acadêmicos participantes do 8º Ciclo, com o objetivo de incentivar a interação entre os estudantes de todos os anos do curso, de forma que eles trabalhem juntos em uma proposta de projeto de acordo com o tema estabelecido.

de pe

Na quinta-feira (18), os alunos são divididos em equipes e terão 24 horas para entregar um projeto com a quantidade necessária de material para que a ideia do grupo seja compreendida. Uma banca avaliará os projetos e escolherá o grupo vencedor. As equipes serão compostas por seis participantes (ao menos de três anos diferentes).

Palestras

Hoje, no auditório do C-67, às 19h30, o professor Paulo Yasuhide Fujioka, da Universidade de São Paulo (USP), vai proferir a palestra “Introdução à arquitetura organicista de Frank Lloyd Wright”. A conferência marcará a abertura oficina do 8º Ciclo.

Amanhã, no mesmo local e horário, o professor Marcelo Suzuki, também da USP, irá proferir a palestra "Casos de estudos brasileiros em intervenções de arquitetura nova em sítios de interesse histórico/patrimônio cultural”.

A programação do Ciclo ainda consta de seis oficinas, ministradas por artistas plásticos, arquitetos e urbanistas. As inscrições para interessados em participar das palestras e obter certificado ainda estão abertas, ao preço de R$ 25,00, e devem ser feitas na secretaria do DAU, bloco 32. Outras informações podem ser obtidas por meio do facebook

Serviço

Evento: 8º Ciclo de Arquitetura e Urbanismo: concepção e construção

Local: salas dos blocos 9 e 32 e auditório do bloco C-67

Abertura oficial: terça-feira (16)

Horário: 19h30