MG 8306Formatura NEAD

Colaram grau alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Pedagogia. A entrega dos diplomas foi transmitida para oito Polos do Nead

A cerimônia de colação de grau na noite da última quinta-feira (27), que ocorreu no estúdio do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, foi transmitida simultaneamente para oito Polos de Educação a Distância (EAD) da Universidade, localizados em várias regiões do estado. Receberam diploma 109 formandos de 20 Polos, nos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Pedagogia.

MG 8119Formatura NEAD

Quem presidiu a sessão de outorga de grau aos formandos foi o vice-reitor Julio Damasceno. No discurso ele relembrou o momento difícil enfrentado pelas universidades públicas estaduais, mas ressaltou a contribuição do EAD da UEM, que além de realizar o sonho daquele que deseja graduar-se, ainda coloca todo o conhecimento em benefício das regiões onde Universidade está presente.

“Os novos formados devem executar a atividade profissional baseados na ética, sempre em defesa da instituição que os formou, pois esse apoio garante que outras pessoas tenham a mesma qualidade de ensino”, enfatiza Damasceno.

MG 8191Formatura NEAD

A Paraninfa

Escolhida como paraninfa geral da turma de formandos EAD 2017, a diretora do Nead, Maria Luisa Furlan Costa, exaltou o trabalho humano para funcionamento dos cursos na modalidade a distância, levando em conta os esforços de toda equipe, que fazem reais os sonhos projetados pelo EAD.

“Através da Universidade Aberta do Brasil, decretada, em 2006, pela Presidência da República, mais de 200 mil alunos, até o momento, passaram pelos 769 polos presenciais espalhados pelo País”, diz a parafinfa. Ela ainda parabenizou os estudantes que acreditam na modalidade a distancia, acreditando no saber por meio das novas tecnologias.

O Orador

“É hora de colocar em prática todo o conhecimento adquirido e contribuir com uma sociedade mais justa”. Foram essas as palavras iniciais utilizadas pelo orador José Ricardo Capelari, que representou os formados pelo EAD.

Durante a fala, o neograduado em História destacou os desafios da graduação e os dribles ao preconceito que muitos sofrem ao optarem por um curso a distância. Capelari também evidenciou a qualidade do sistema de ensino oferecido aos 109 formandos da noite e o orgulho em ser um dos 68.077 profissionais formados pela UEM.

Láurea Acadêmica

A cerimônia marcou também uma conquista especial de Elisabeti Saran Araújo, do curso de Letras, do Polo EAD no município de Ubiratã-PR. Ela recebeu a láurea acadêmica, uma honraria de reconhecimento ao aluno com desempenho destacado durante o curso graduação.

Participações

Participaram da solenidade, a pró-reitora de Ensino, Ana Obara, a coordenadora-adjunta da UAB-UEM, Neusa Altoé, o diretor Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Ângelo Priori, além de professores e coordenadores dos cursos de graduação EAD. Com a transmissão da colação de grau por webconferência, autoridades e familiares de formandos dos polos de apoio presencial do Nead puderam acompanhar, em tempo real, a entrega dos diplomas. Confira na galeria de fotos.

Abre Aspas

Com imagens de Ivan Campus e edição de Phill Natal, a equipe da TV UEM registrou, em vídeo, alguns momentos da solenidade e colheu depoimentos de formandos e autoridades.