image 10 2

No evento, Eliane Sbardellati (à esquerda da foto) e Silvana de Araújo falaram sobre o processo de uma das iniciativas de internacionalização da universidade: a implementação de disciplinas ministradas em inglês.

O trabalho, intitulado Uso de Língua Inglesa em Universidade Brasileira: a práxis da implementação, foi apresentado no último dia 11, no evento anual organizado pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), em Porto Alegre. A conferência é a mais a importante sobre internacionalização da educação superior no Brasil. Nesta 29º edição, o tema foi o engajamento social e a inovação na internacionalização do ensino superior.

Na apresentação, a professora do Departamento de Economia (DCO),  Eliane Cristina de Araújo Sbardellati, e a assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Silvana Marques de Araújo, relataram o processo de oferta de disciplinas ministradas em inglês na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No total, após 18 meses do início das buscas para a implementação, foram aprovadas a inclusão de 33 disciplinas, duas em nível de graduação e 31 para pós-graduação.

Internacionalização

A internacionalização do ensino superior envolve várias iniciativas. A oferta de disciplinas ministradas em inglês é uma delas, pois possibilita a prática de atividades internacionais sem a exigência de mobilidade para outro país.

O ECI têm trabalhado à favor da desmistificação da língua inglesa nos ambientes de pesquisa e pós-graduação, facilitando o entrosamento científico dos pesquisadores da UEM com cientistas de universidades internacionais.

Em parceria com o Instituto de Línguas (ILG), foi criado um projeto de extensão para que os docentes recebam suporte, através de cursos e palestras preparatórias, para ministrar as aulas. Além disso, o instituto tem oferecido apoio à pronúncia e escrita na preparação das aulas, assim como reuniões semanais para conversação em inglês.

*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação