2017-04-03 Abertura Semana de integração Calourada 2017- MG 2418

Reitor e vice-reitor proferiram aula inaugural aos novos estudantes; programação da Semana de Recepção aos Calouros é extensa e inclui premiação em dinheiro pelo trote solidário

Para evitar as práticas violentas contra os calouros, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que hoje pela manhã recepcionou oficialmente os novos estudantes, está incentivando-os a aderirem ao trote solidário, um conjunto de ações de caráter educativo, recreativo e social que vai premiar em dinheiro as melhores atividades neste sentido.

As inscrições já estão abertas e, para participar, cada curso deverá desenvolver sua atividade de recepção no decorrer do primeiro mês de aula, entre os dias 3 a 29 de abril. É preciso realizar um registro documental dessas atividades, descrevendo as textualmente e apresentando fotos que comprovem a sua realização, além dos resultados obtidos e a relação dos nomes de todos os estudantes participantes.

Esse registro deverá ser entregue na Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), bloco 111, sala 6, até o dia 15 de maio. O resultado será divulgado no dia 18 de maio, a partir das 15 horas, no site www.pen.uem.br. A premiação dos três melhores trotes será feita no dia 23 de maio, em solenidade com o reitor, em horário a ser definido. O curso que ficar em primeiro lugar receberá R$ 1.500,00, o segundo R$ 1.000,00 e o terceiro R$ 500,00.

A diretora de extensão da UEM, Érica Cintra, lembra que a Universidade recrimina qualquer prática violenta de trote. A instituição combate ações que violem a liberdade individual, submetam o calouro a qualquer constrangimento ou humilhação, por meio de  palavras, gestos e agressões, inibindo a liberdade de ir e vir, que gerem perturbação da ordem e/ou causem danos físicos e morais ao recém-ingresso.

A Universidade combate também ações que gerem danos aos bens e/ou depredação do patrimônio da UEM e de terceiros. Os responsáveis por atos desta natureza estão sujeitos às penalidades. O Regimento Interno da instituição prevê regras disciplinares para punir atos dos estudantes incompatíveis com o ordenamento jurídico e ético da Instituição. Qualquer denúncia de violência, coerção e constrangimento devem ser imediatamente comunicados e encaminhados à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) ou ao coordenador de curso,  que adotará as providências cabíveis. A Ouvidoria da UEM também pode ser acionada, somente pela internet.

Convite

Ao proferir a aula inaugural na manhã desta segunda-feira (3), no auditório do Dacese, o reitor Mauro Baesso convidou os calouros a aproveitarem ao máximo a UEM, ficando atentos às oportunidades de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Baesso conclamou os novos estudantes a fazerem uso dos espaços de vivência da instituição e a defenderem a UEM como Universidade pública, gratuita e de qualidade.
O vice-reitor Julio Damasceno disse aos calouros também que procurem explorar outros espaços além da sala de aula, já que a passagem pela universidade representa uma fase muito importante na vida deles e de suas famílias.

A solenidade ainda contou com a participação de vários responsáveis por projetos, programas ou comitês em funcionamento na UEM. Eles apresentaram as ações desenvolvidas por estes órgãos. Representantes do Diretório Central dos Estudantes também falaram sobre as atividades desenvolvidas pelo DCE.

A programação de recepção aos calouros de 2017 prossegue à noite, no Restaurante Universitário, quando, às 19h30, o reitor e o vice irão ministrar a aula magna aos calouros do período noturno. Além de várias atividades, um dos pontos altos desta Calourada é a campanha de vacinação contra a Dengue.

Os câmpus regionais também terão atividades durante a Calourada, em datas distintas. O evento é de responsabilidade das pró-reitorias de Ensino (PEN), de Extensão e Cultura (PEC), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal (CEF). Veja a programação completa da "Semana de Integração: Calourada 2017", tanto no campus sede quanto nos campus regionais, neste link

As fotos sobre a abertura da Calourada podem ser vistas na galeria