2017-03-06 PNAIC 8

Mais de 400 professores alfabetizadores, vindo de 182 municípios do Paraná, participam do evento que segue até quarta-feira, com programação durante todo o dia

Com a presença de mais de mais de 400 professores alfabetizadores de 182 municípios do Paraná, das regiões Norte e Noroeste do Estado, foi aberta, hoje (6), na UEM, a terceira e última etapa de formação da turma 2016 do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). As atividades seguem até quarta-feira, dia 8, encerrando o ciclo de encontros presenciais do grupo.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Educação de Maringá Valkíria Trindade de Almeida Santos, que destacou o importante papel da UEM que, ao aderir ao Pacto, vem contribuindo na formação continuada de professores alfabetizadores. A secretária também comentou que, na comparação com outros municípios brasileiros, Maringá apresenta números positivos em relação à alfabetização de crianças. Ainda assim, segundo ela, é preciso avançar.

O físico e reitor Mauro Baesso, que também esteve na abertura dos trabalhos, citou o princípio da inércia, o qual diz que um corpo em repouso ou em movimento tende a permanecer no mesmo estado, a menos que alguém ou algo aplique uma força capaz de alterar o estado inicial. Em um sentido mais amplo, Baesso utilizou desse conceito para dizer que os alfabetizadores podem exercer a força motivadora capaz de tirar os alunos da inércia, inspirando-os a buscarem sempre mais conhecimento e serem melhores estudantes.

A coordenadora geral do Pnaic na UEM, professora Regina Mesti, destacou que o encontro é uma oportunidade importante de aprimoramento de estudo, abrindo novas perspectivas para os participantes.
Lembrando que o Programa é uma parceria que envolve o Ministério da Educação, as universidades públicas, as redes municipais e estaduais de ensino e os professores alfabetizadores, Regina Mesti disse que a proposta do Pnaic é assegurar a plena alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 3º ano do ensino fundamental.

O processo de formação continuada nacional é coordenado, atualmente por 41 IES públicas, sendo três universidades no Paraná. A UEM responde, direta e indiretamente, pela formação continuada de aproximadamente quatro mil professores alfabetizadores de 182 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado. Além dos cursos de formação presenciais, a UEM faz o acompanhamento das formações que são realizadas nos municípios pelos professores orientadores.

A turma atual teve o primeiro encontro no início de dezembro do ano passado e o segundo em fevereiro deste ano. No dia 31 de março está prevista a formatura dos participantes.
Além do reitor, da secretária de educação de Maringá e da coordenadora do Pnaic, o  vice-reitor, Julio Damasceno, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, e a professora Meire Calegari também compuseram a mesa principal do evento.

Logo após a abertura, os participantes foram divididos em dois grupos. No auditório do Bloco B-33, teve início a palestra Eixos Estruturantes: currículo de ciências, proferida pelo professor Marcílio Hubner, da UEM. Simultaneamente, no auditório do Bloco C-34, o professor Isaac Camargo, da Universidade Estadual de Londrina, proferiu a palestra Arte e Luz: luminosidade e expressão artística.

2017-03-06 PNAIC 11
O professor Isaac Camargo, da UEL, proferiu a palestra Arte e Luz: luminosidade e expressão artística