foto 2

Doutora em sociologia, Marivânia Conceição de Araujo é a nova diretora de Cultura da Universidade

Desde o dia 1º de março, a professora titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCS) e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da UEM, Marivânia Conceição de Araujo, é a nova Diretoria de Cultura da Universidade.  A posse foi oficializada pelo reitor, Mauro Baesso, na tarde da última sexta-feira (3). A solenidade foi acompanhada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana de Souza Gimenes.

Com a saída de Rael Gimenes, que assumiu a Secretaria de Cultura de Maringá no início do ano, a professora Marivânia teve o nome cotado para estar à frente da DCU, principalmente porque já vinha assessorando diversas ações promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). A nova diretora atribuiu a nomeação não apenas à boa relação de trabalho com as equipes ligadas à PEC, mas, em especial,  pelas pesquisas e ações desenvolvidas sob a coordenação do Neiab.

“O objetivo agora é dar continuidade aos trabalhos realizados pela DCU para aproximar a comunidade externa da comunidade universitária” comenta. Segundo Marivânia, a UEM deve ser um espaço de convivência mútua, já que todas as descobertas geradas aqui são devolvidas, de alguma forma, em benefício da sociedade. "Por isso mesmo é necessário aproveitar os canais de diálogos já existentes e promover novos meios de relação com as comunidades", enfatiza a professsora.

Marivânia ainda expressou interesse em promover ações específicas envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Para ela, esta seria uma maneira de a comunidade apropriar-se dos espaços pensados exclusivamente para ela em meio ao ambiente universitário. “É mais que apresentar ou expressar elementos artísticos essenciais como música, teatro ou dança. O objetivo principal é trazer discussões de problemáticas cotidianas. A Universidade é espaço de diálogo”, enfatiza.

A diretora também falou sobre as futuras ações da DCU em atividades promovidas nos Câmpus Regionais, relacionando o exercício do Plano de Cultura, atuando dentro e fora da Universidade, em todas cidades onde a UEM está presente. O fortalecimento de eventos como a Calourada Universitária e Ocupa UEM também foi destacado por ela.

Quanto às ações promovidas pelo Neiab, mesmo não ocupando mais o posto de coordenadora, Marivânia disse se dispor a atuar junto com a equipe, dando total apoio aos estudos da Cultura Afro-Brasileira na Universidade. A nova coordenação para Núcleo ainda não foi divulgada.