A Universidade Estadual de Maringá vai sediar, nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, o 3º Congresso Internacional de Museologia: Histórias e Memórias( III CIM), que será realizado junto com a 21ª Semana de História do Departamento de História (DHI)/UEM e o VIII Fórum de Pós-Graduação em História.

Alguns pesquisadores já confirmados para o evento são Ronaldo Salvador Vasques (Universidade do Minho/Portugal), Manuelina Maria Duarte Cândido(Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus), Gérman  Sterling (Universidade Salamanca/Espanha), Regina Célia Alegro  (Museu Histórico de Londrina/UEL), Ana Paula Vidotti (Museu Interdisciplinar/MUDI/UEM), Laércio Lopes Leal (Museu Histórico Helenton Borba Cortes (Prefeitura Municipal de Maringá), Cláudia Martinez (Programa de Pós-Graduação em História/UEL), Geni Rosa Duarte (Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste), e Sandra Pelegrini, da UEM, entre outros.
Além de palestras e conferências, o evento terá simpósios temáticos e visitas monitoradas. O Congresso ocorrerá no ano em que o Museu da Bacia do Paraná (MBP), da UEM, um dos organizadores do evento, completa 37 anos de fundação.
O objetivo central do evento é promover debates sobre questões como a democratização dos museus e as funções sociais de instituições dessa natureza, privilegiando a apresentação de pesquisas que problematizam as relações entre as proposições da nova museologia e as políticas públicas de preservação.
Outro objetivo é discutir as experiências de gestores, pesquisadores e docentes de todos os níveis de escolaridade nos espaços museais; e ainda debater os projetos de educação patrimonial, acessibilidade e inclusão social, tal como vem sendo desenvolvido o Projeto “Museu da Gente/MBP", financiado pela Caixa Econômica Federal.
Os interessados em participar dos simpósios deverão encaminhar, até o dia 10 de agosto, um ou dois resumos de comunicação, com 8 a 12 linhas, e três palavras-chave. Os textos integrais poderão ser enviados até o dia 30 de setembro, com no mínimo 8 e no máximo 15 páginas.
Os resumos e textos integrais deverão ser enviados para o e-mail "sec-mbp@uem.br" e seus remetentes receberão as cartas de aceite até o dia 20 de agosto.
Além do Museu da Bacia do Paraná, o Congresso tem a organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio das diretorias de Extensão (DEX) e Cultura (DCU); e da Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da UEM. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.
Outras informações sobre o evento poderão ser obtidas no Museu da Bacia do Paraná, no Bloco Q-02, prédio da Reitoria, câmpus universitário.