As alunas Thaise Marques, Amanda Vizioli e Barbara Oliveira; e as professoras Debora Sayuri, Aline Cantarotti, Veronica Birello e Juliana Valério

Alunas e professoras do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram premiadas durante o VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado (VIII Enesec), realizado, de 29 de junho a 1º de julho, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue, da UEM, recebeu a premiação de 2º lugar na categoria melhores artigos completos pelo trabalho "Gestão de eventos de grande porte", das professoras Debora Sayuri Niki Caires e Aline Cantarotti. Na mesma categoria, o curso também foi premiado na terceira colocação pelo artigo completo "Questões identitárias - o secretariado executivo e as atividades tradutórias", da professora Aline Cantarotti. Além disso, recebeu o prêmio de 3º lugar em razão da quantidade de trabalhos aprovados, 7 no total.
Debora Sayuri (esquerda) e Aline (centro) recebem premiação pelo segundo lugar

As premiações comprovam a relevância do incentivo à pesquisa na graduação. A aluna Barbara Oliveira, do segundo ano de Secretariado, orientada pela professora Verônica Birello, participou com o resumo expandido: O Secretariado Executivo e os enunciados que se repetem: a imagem de uma profissão".
Amanda Machado Vizioli e Thaise Marques, do quarto ano do curso, também participaram com resumos expandidos, sob orientação da professora Juliana Hortelã Pedrone Valério, com os temas "O profissional de Seceretariado Executivo como mediador na qualidade de vida no trabalho"; e "A importância do profissional de secretariado executivo trilingue como facilitador dos sensos da qualidade 5S".
Barbara Oliveira e Veronica Birello

As professoras Aline Cantarotti, Débora Sayuri Niki Caires, Verônica Birello e Juliana Hortelã Pedrone Valério participaram do evento também propondo artigos completos. Todas estão desenvolvendo trabalhos no Grupo de Estudos do Secretariado Executivo Trilingue (Geset). Ainda durante o evento, a professora Aline lançou o livro "Pesquisa em Secretariado - Reflexões acerca da Construção do Conhecimento", organizado em parceria com as professoras Daniela Griareta Durante (UFC) e Cibele Barsalini Martins (UFSC). O livro é resultado do trabalho de pesquisadores de todo o país, com diferentes perspectivas sobre o mesmo objeto: o secretariado executivo enquanto ciência.
Aline, durante o lançamento do livro, em co-autoria

O curso de Secretariado da UEM recebeu, em 2009 e 2012, nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e, na última avaliação, foi considerado o melhor curso de Secretariado do Paraná e o 4º melhor do Brasil. A excelência é fruto do trabalho de professores e alunos, contando sempre com o apoio da coordenação pedagógica do curso. O próximo Enesec será realizado em Junho/Julho de 2017, em Ponta Grossa, sob a promoção da Faculdade Sant´Ana (IESSA).