O novo coordenador (à direita da foto) com o vice-reitor, Julio Damasceno, a pró-reitora da Ensino, Ana Obara, e o coordenador do Pibid que deixa o cargo

O novo coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o professor José Antônio Martins, foi empossado no cargo, nesta sexta-feira (1º), em solenidade realizada no Bloco C-67, câmpus universitário.

Martins, que é professor do Departamento de Filosofia da UEM, assume no lugar de João César Guirado, professor do Departamento de Matemática, que está se aposentando. Por cerca de sete anos Guirado, foi o coordenador institucional do Pibid na UEM. Ele foi nomeado em dezembro de 2009, quando a instituição teve o primeiro edital do Programa aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Emocionado, Guirado disse que deixava a coordenação "com a certeza de ter trabalhado com o empenho e profissionalismo, tendo a ética como princípio em favor da formação inicial e continuada de professores da educação básica".

José Antônio Martins

Martins afirmou que tentará cumprir da melhor maneira possível a tarefa que lhe foi dada. Ele falou sobre a importância do Pibid, que, apesar dos cortes, é o maior programa de bolsas de graduação na Universidade, oferecendo mais de 400 bolsas de iniciação à docência.

O novo coordenador também se refere à luta dos pibidianos e da comunidade acadêmica para que o programa se mantivesse de uma maneira positiva, já que o mesmo estava sob riscos e poderia acabar. Martins pretende propiciar maior debate e reflexão sobre as atividades de formação dos futuros docentes.

O vice-reitor Júlio Damasceno, que também acompanhou a cerimônia, relata que o Programa representa um resgate da Universidade de fazer a ligação em todos os níveis da educação.

Segundo Damasceno, o Pibid tem números que mostram resultados positivos de programa. Ele disse também que há uma maior valorização para áreas mercadológicas, enquanto outras que buscam desenvolver a essência do ser são menos vistas. Para o vice-reitor, é preciso discutir a expansão do programa e sua evolução, não a sua defesa.

João César Guirado

No final da cerimônia, foi entregue certificado de honra para o professor José César Guirado como reconhecimento da sua dedicação.

O Pibid foi criado com o objetivo de incentivar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores de nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública. O Programa tem recursos provenientes da Capes, sob a forma de bolsas e de verba de custeio.