No ano em que o Brasil receberá o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos Rio 2016, debater os megaeventos esportivos e seus supostos legados é o objetivo do I Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, que será realizado nos dias 21 e 22 de julho, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Afinal, qual o impacto da realização dos megaeventos esportivos em um país em desenvolvimento como o Brasil? Quais os desdobramentos da realização dos megaeventos para a economia, infraestrutura, esporte e outras áreas de interesses público? Como o campo esportivo e a Educação Física são afetadas pelos megaeventos? Quais legados serão deixados para o país após a sediação dos megaeventos esportivos? Estas e outras questões nortearão os debates deste seminário.
Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL/UEM), com apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o seminário contará com palestrantes que são referências no debate nacional sobre o assunto, tais como Lino Castellani Filho, da Universidade de Brasília, Bárbara Schaustek de Almeida, da Universidade Federal do Paraná e Juliano de Souza, da UEM.
Além disso, será aberto espaço para a apresentação de trabalhos relativos ao estudo das políticas públicas do esporte, lazer e Educação Física. As inscrições para os trabalhos terminam no dia 1º de julho e podem ser realizadas no site www.eventos.uem.br/index.php/sppel .