O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso,  recebeu, hoje (23), o pedido de criação de um comitê interdisciplinar permanente de enfrentamento às violências e fobias de gênero e questões raciais. Professoras, acadêmicas e servidoras ligadas aos grupos, núcleos de estudo e coletivos que debatem essa questão reuniram-se com o reitor para entregar a proposta.

A experiência do Núcleo Maria da Penha (Numap), projeto de extensão aberto através de um edital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi decisiva e desencadeou o movimento de criação do comitê. O projeto entrou em atividade em janeiro, recebendo denúncias e oferecendo atendimento jurídico às mulheres que sofreram algum tipo de violência, inclusive assédio sexual. Em seis meses de atividade foram registrados mais de 200 relatos, incluindo denúncias de acadêmicas da Universidade, segundo informou a professora Crishna Mirella Correa.

Ações afirmativas - A proposta de criação do comitê foi bem recebida pela Reitoria, particularmente porque se alinha com a política adotada pela atual administração, que vem trabalhando na discussão e estabelecimento de ações e diretrizes voltadas às ações afirmativas. Nesse sentido, a pró-reitora de Ensino, Ana Obara, assinou, no dia 16 de junho deste ano, uma portaria que nomeia uma comissão para conduzir esse debate.

Considerando isso, Mauro Baesso sugeriu uma união de esforços para que o futuro comitê seja criado a partir da incorporação de todos os grupos e coletivos que já atuam no enfrentamento à violência. O objetivo é ampliar não só o debate, mas as ações de acolhimento, diretrizes e também medidas de prevenção aos casos de violência dentro do câmpus.

A ideia foi bem aceita e os trabalhos devem ter início já a partir da próxima semana. O reitor deu autorização para a criação de uma comissão provisória encarregada de pensar a regulamentação do referido comitê. A composição do grupo ainda não está definida, mas já foi acordado que ele terá representantes dos núcleos e coletivos, do Diretório Central dos Estudantes, da Pró-Reitoria de Ensino, da Diretoria de Extensão, da Comunicação Social da UEM e dos Centros.

Sobre o Numap – O atendimento do Numap é feito no Bloco 5, sala 3, das 13h30 às 17h30. A proposta é oferecer apoio jurídico para responder à grande demanda da comunidade interna e externa da UEM para implementação da Lei Maria da Penha. O telefone de contato é o (44) 3011-5401.