A Universidade Estadual de Maringá subiu nove posições na classificação divulgada, esta semana, pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa de consultoria britânica especializada em avaliações da educação superior. A UEM figura na posição 111 entre as universidades da América Latina, com 45 pontos. Em 2015, a Instituição estava na posição 120.

Vale destacar que a UEM ficou à frente de várias universidades federais conceituadas, como a Federal de Ouro Preto, por exemplo. O vice-reitor, Julio Damasceno, avalia como positivo o avanço no ranking, mesmo dentro de um cenário de restrições que penaliza as universidades públicas.

Damasceno também comenta que o desempenho da UEM e das demais universidades do Paraná (a UEL, por exemplo, aparece na posição 84 do ranking da QS) é uma demonstração clara da qualidade do ensino superior público no Estado. Lembrando que dados como esses são resultado de um trabalho coletivo de docentes, discentes e agentes universitários, o vice-reitor ressalta a importância da valorização das universidades públicas do Paraná que são um patrimônio científico e cultural a serviço da população paranaense.

O QS University Rankings – Latin America 2016 classificou 300 instituições latino-americanas, a partir de sete indicadores: reputação acadêmica, reputação da universidade entre os empregadores, proporção entre número de professores e de alunos, quantidade de publicações por docente, citação por artigo, professores com doutorado e impacto da universidade na internet.