A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) lançou mais um livro, desta vez reunindo uma coletânia de textos em homenagem a um professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), intitulado "Cotidiano, poder e relações sociais entre a Antiguidade e a Idade Média: homenagem ao Professor Nachman Falbel".

Nascido em 1932 na Polônia, Falbel resistiu e sobreviveu à barbárie da ocupação e do genocídio nazista, entre 1939, quando a Polônia foi invadida na Blitzkrieg de 1º de setembro, e 1945, quando finda a horrenda Segunda Guerra Mundial. Já em Israel, batalhou para que o povo judeu possuísse uma terra, aquela de sua promissão mitopoética na Torah.
"Não se trata aqui de defender as ações militares ou medidas de segurança do Estado de Israel, que efetivamente adquiriram conotação de terror e genocídio contra os árabes palestinos", diz o prefácio do livro. "O anseio de liberdade por eles [Falbel e Nelson Mandela] acalentado certamente encontra, na bondosa inteligência de Nachman Falbel, um insofismável aliado humanista. Falamos aqui, no entanto, de um sonho de liberdade, de regresso à Terra Prometida, de um povo expatriado pela Diáspora por quase 2 mil anos", prossegue texto do prefácio.
Um povo constituído de sobreviventes, defensores inequívocos de suas tradições e identidade, que podem e poderão sempre nos ensinar a ser mais humanos uns com os outros. "Por este povo, e no seio deste povo, lutou Nachman Falbel, assinala a professora Ana Paula Tavares Magalhães (USP), organizadora do livro, ao lado da mestra em História Social Marinalva Silveira Lima, também da USP.
Ao falar sobre os textos que compõe a obra, produzidos por profissionais altamente qualificados e oriundos de universidades de todo o Brasil, Ana Paula diz que eles são, em boa medida, inspirados na produção historiográfica de Nachman Falbel, e que "falam por si".
Graduado em História e Filosofia pela Universidade de Brar Ilan, em Israel, com mestrado em História das Religiões e doutorado em História Social, Falbel atua principalmente nos temas "História Medieval", "Filosofia Medieval" e "História e Cultura Judaíca".
Para aquisição diretamente na Livraria Eduem durante o mês de junho/2016, a obra estará com 50% de desconto, ao preço de R$ 54,00. A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e fanpage "www.facebook.com/livrariaeduem". Telefone para contato: (44) 3011-4394.