Ao fazer palestra na última sexta-feira (20), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o diretor do Instituto Comenius, no México, Radko Tichavsky, falou sobre um de seus estudos que avaliou macro e micro nutrientes de solos por meio de mapas, GPS, condutividade elétrica e matéria orgânica, além da holohomeopatia, que busca o equilíbrio dos cultivos. “Buscamos a cura do cultivo todo”, resumiu.

O pesquisador ainda falou da visão holística, ou seja, a observação da unidade e da análise do sistema ou do agroecossistema, chamada “holons”. “É o olhar  sistêmico da unidade que é alvo de análise”, mencionou.
Para demonstrar como isso funciona, Tichavsky  apresentou uma foto aérea do campus sede (UEM), onde analisou as imagens do solo, por meio da granolometria. “Nessa análise física e biológica, constamos a incidência de metais pesados que provocam toxidades e ao mesmo tempo vemos harmonia nas áreas onde há mata ao entorno”.
A palestra de Radko Tichavsky ocorreu no bloco H-12

O pesquisador ainda citou que, além da análise de solo, é necessário ter uma observação mais íntima da relação entre o solo e o micro-clima das regiões, como a “terroir” que é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma.

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia- Mestrado Profissional em Agroecologia, da UEM, a palestra sobre Holohomeopatia e Saúde do Agroecossitemas foi realizada no bloco H-12.
Tichavsky também é pesquisador e professor de agricultura orgânica e agrohomeopatia e autor de vários livros. Participaram do evento pós-graduandos e profissionais de diversas áreas de conhecimento.