Dezenas de pessoas estão participando, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Tropical Fusarium Workshop (TFW) 2016,  um curso teórico prático promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) em parceria com a Universidade Federal de Lavras.

O curso, em sua sexta edição, visa a oferecer um treinamento de pesquisadores e alunos de pós-graduação nas técnicas modernas de estudo de fungos do gênero Fusarium.
O objetivo principal do evento, que prossegue até sexta-feira (4), é capacitar os participantes na identificação e caracterização das principais espécies de Fusarium que ocorrem nos trópicos e atualizar o conhecimento em relação aos últimos avanços na pesquisa com Fusarium.

A programação inclui temas como caracterização morfológica, análise de filogenia molecular, marcadores moleculares, detecção e diagnose molecular, técnicas de cultivo e preservação, conceitos de espécie, genética de populações, mating types e cruzamentos, micotoxinas e suas espécies produtoras.
Os instrutores do curso são professores de várias instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, como as universidades federais do Ceará e de Viçosa; Kansas State University; e a Universidade Nacional de Rio Cuarto (Argentina); além da UEM.