Em solenidade realizada na última sexta-feira (19), no Teatro Marista, 129 professores da rede pública de ensino, nas esferas estadual e municipal, receberam o diploma de conclusão de curso de graduação pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Eles colaram grau por concluírem os cursos de Artes Cênicas, Filosofia, Física, História, Letras Inglês, Música e Pedagogia.

Coordenadora do Parfor na UEM, Leonor Paini enalteceu a presença da coordenadora geral da Formação de Docentes da Educação Básica da Capes, Izabel Lima Pessoa, que foi a paraninfa dos formandos. Lembrou também o fato de Izabel acompanhar o projeto do Parfor na UEM desde sua criação. Paini também agradeceu a Reitoria pelo apoio dado ao Programa e parabenizou os formandos pelo desafio de voltarem a estudar, destacando o impacto que isso vai gerar nas escolas onde lecionam, pois retornarão às salas de aula melhor capacitados.

A paraninfa, ao centro, na foto com dois formandos, o reitor e a coordenadora do Parfor na UEM

A paraninfa geral elogiou o trabalho do Parfor na UEM, que tem o maior número de alunos matriculados no Paraná, recordando a boa parceria entre o Programa na Universidade e o Ministério da Educação (MEC). Disse, ainda, que apesar das dificuldades econômicas do Brasil, o Parfor tem caminhado bem, sem sofrer as consequências da crise.

Marcella Chinaglia foi a juramentista da turma

Reconhecendo a excelência do Programa na instituição, o reitor Mauro Baesso disse que a administração central da UEM continuará apoiando o Parfor.

Durante a cerimônia, dez formandos receberam a láurea acadêmica por ter obtido, em dois terço das disciplinas cursadas, nota igual ou superior a nove.

Sobre o Programa - O Parfor é destinado a professores da rede municipal e estadual, sendo desenvolvido em parceria entre a Capes, os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES). Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem realizar o cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e ter a pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou por órgão equivalente a que estiver vinculado.

Exceto Pedagogia, os demais cursos configuram a segunda licenciatura para os matriculados e cada curso tem duração de dois anos. Além das sete graduações citadas acima, a UEM oferece ainda Artes Visuais, Formação Pedagógica (complementação para os professores que cursaram bacharelado) e Química. Ao todo, são abertas 300 vagas anuais.

O início do período letivo de 2016 já começou em janeiro. A primeira turma foi formada no ano passado com 160 formandos. Outras informações na secretaria do Parfor, Bloco 4, sala 4, telefone (44) 3011- 5278.