O Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha, está realizando a X Semana de Engenharia Agrícola (X SEA), de 23 a 27 deste mês. Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, Edmilson Cesar Bortoleto, a X SEA tem como objetivo abordar as diferentes áreas de atuação do engenheiro agrícola, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento agroindustrial.

Na programação, estão previstos palestras e minicursos, além de uma mesa-redonda com profissionais de diferentes áreas de atuação da Engenharia Agrícola, e a 1ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a diretora de Ensino de Graduação, Solange Franci Raimundo Yaegashi, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, o diretor do Câmpus do Arenito, Marcelo Alessandro Araújo, a chefe do Departamento de Engenharia Agrícola, Denise Mahl Porcel, o prefeito de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena, o presidente da Fundação do Arenito, Ideval Santos Ferrarini, o coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Edmilson Cesar Bortoleto, e a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola, Daniele Dantas de Paula. O evento contou ainda com a presença de Cornélio Alberto Zolin, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Sinop/MT. Zolin, ex- aluno de Engenharia Agrícola da UEM, proferiu a palestra intitulada Engenheiro Agrícola: desafios e perspectivas profissionais.

Nesta edição, o evento conta com a participação de alunos de Engenharia Agrícola da UEM, Unioeste/Cascavel e da UFPR/Jandaia do Sul. O X SEA está sendo realizado com apoio da Empresa Junior de Engenharia Agrícola; Usina de Açúcar, Álcool e Energia Elétrica S/A; Sindicato Rural de Cidade Gaúcha; Fundação do Arenito; Sindicato Rural de Cidade Gaúcha; Prefeitura Municipal de Cidade Gaúcha; Cocamar; Somave Agroindustrial; Amifec Alimentos; Comércio de Cidade Gaúcha; Hotel Hudson; Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.