O VI Seminário Anual do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá (PCF) começou na manhã desta quinta-feira, dia 26, com o objetivo de promover a integração entre os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado vinculados ao PCF ou oriundos da graduação ou ainda, de outros programas de pós-graduação da UEM. O evento é uma relevante oportunidade de interação e discussão de metodologias e resultados, entre diferentes grupos de pesquisa.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do PCF e do evento, Marcos Luciano Bruschi, comentou que o programa tem 15 anos de existência e que foram 15 anos de muita luta e esforça e também de crescimento até chegar ao conceito 5 da Capes. “Queremos continuar a luta”. Bruschi disse que o seminário, que prossegue até sexta-feira, dia 27, no Bloco B33 (CAE/PDE), é uma oportunidade para conhecer vários trabalhos e discutir o que está sendo desenvolvido no mercado de trabalho, na academia, na pesquisa.  

O presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas e chefe do Departamento de Farmácia da UEM, João Carlos Palazzo de Mello, falou sobre a importância da ABCF e de se associar a ela. Relatou sobre as recentes alterações na subárea no CNPq, que trouxeram avanços para os pesquisadores das Ciências Farmacêuticas.  

 

A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Terezinha Svidzinski, destacou que o evento permite acesso àquilo que não é visto nas salas de aula ou na pesquisa. Disse que torna público o que é uma vida acadêmica e serve como momento de troca, de parceria e de se dar um “up”. Informou que, a partir do próximo ano, serão três programas de pós-graduação na área na UEM.  

Durante o seminário, além da apresentação dos trabalhos nas áreas de Tecnologia Farmacêutica, Fitoquímica, Microbiologia, Farmacologia 1 e Farmacologia 2, estão previstas palestras sobre Nanomedicines for Modulating Diabetes and Cancer: nanoscale tools against macroscale diseases, a ser proferida por Bruno Sarmento (Portugal); Isolamento e Identificação Química de Compostos Bioativos de Plantas, por Zilda Cristiane Gazim; A Área de Farmácia no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), por Armando da Silva Cunha Junior; Jovens Pesquisadores: o desafio da formação de novas lideranças científicas, por Gisely Cristiny Lopes; Taninos Poliméricos de Proantocianidinas Obtidos de Stryphnodendron adstringens Exibem Atividade Antifúngica sobre Candida spp, por Kelly Ishida. Além disso, haverá apresentação da experiência do doutorado sanduíche de Ligia dos Santos Soares e Luiz Alexandre Wiirzler.  

Avanços do PCF  

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, área de concentração em Produtos Naturais Biologicamente Ativos, iniciou suas atividades em 2001, em nível de mestrado, recebendo da Capes o conceito 3. No primeiro triênio de existência (2001-2003), o PCF obteve o conceito 4 após avaliação da Capes, mantido nos triênios subseqüente (2004-2006 e 2007-2009). Em 2006, o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas iniciou o curso de doutorado na área de concentração em Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos.  

Segundo seus coordenadores, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas alcançou, no final do triênio 2010/2012, o conceito 5 na Capes, demonstrando claramente o seu crescimento, refletido na qualidade da produção e no desenvolvimento científico e tecnológico, destacando um crescimento importante na área de tecnologia farmacêutica. Estas conquistas foram o resultado do esforço dos docentes do núcleo permanente (23 docentes), distribuídos nas linhas de pesquisa de Farmacologia de produtos Naturais e Fitoquímica, Controle de Qualidade de Tecnologia de Fitoterápicos. O programa já titulou com 47 doutores e 210 mestres.  

Outras informações sobre o evento podem ser vistas na página http://www.uem.br/seminariopcf/index.php/pages/home.