Com mais de 200 pessoas inscritas, foi aberto, ontem (24) e prossegue até esta quinta-feira (26), o 13º Seminário Nacional de Milho Safrinha, promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e organizado pelo Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na solenidade de abertura do evento, cuja programação ocorre no Excellence Eventos, em Maringá, o reitor da UEM, Mauro Baesso, ressaltou a importância do Departamento de Agronomia e da qualificação de seus professores. Baesso destacou também a atuação dos programas de pós-graduação ligados ao DAG e falou sobre a importância da pesquisa gerada por eles, além de enfatizar que, na UEM, um dos diferenciais em relação a outras universidades é a sinergia da pesquisa desenvolvida entre a agronomia, a biologia, a zootecnia, a bioquímica e outros cursos na área de alimentos.
O coordenador geral do evento, Pedro Vidigal Filho

O vice-reitor Julio Damasceno salientou a importância da pesquisa e da cultura do milho e ainda assinalou a contribuição do milho para a agropecuária em geral, especialmente na produção da carne.
O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ivanor Nunes do Prado, reconheceu também o aumento da produção de grãos nos últimos anos. E isso, na avaliação dele, se deu graças ao investimento em novas tecnologias e ao desenvolvimento de novas variedades, entre outros fatores. Neste contexto, conforme o diretor, estão envolvidas as universidades e os institutos de pesquisa. Para Ivanor, no entanto, as universidades são as grandes indutoras deste processo, por serem as formadoras de produção intelectual.4
O vice-reitor da UEM, Julio Damasceno

O coordenador geral do Seminário, Pedro Vidigal Filho, falou a respeito da importância do milho safrinha, cuja produtividade da cultura, no início, era baixa e, com o tempo, ultrapassou a do milho plantado em épocas convencionais.
Vidigal, professor do DAG, explicou também que a nova época de semeadura do milho safrinha começou no município de Floresta. Citou as novas tecnologias para o cultivo do produto, a relevância desta cultura para o mundo e destacou a participação dos programas de pós-graduação do Departamento no surgimento de novas tecnologias para o setor.
O presidente da ABMS, Décio Karam

O presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Décio Karam, fez um histórico sobre a criação da entidade e do envolvimento dela na organização do evento, dentro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, ressaltou a importância da pesquisa desenvolvida na universidade, dando destaque, ainda, para o trabalho da Embrapa, que, segundo o prefeito, não deve nada a nenhuma empresa similar do mundo em termos de tecnologia de ponta.
Claudio Zago, da Biomatriz, fez a palestra de abertura

Após a cerimônia de abertura, Cláudio Prates Zago, fez uma palestra sobre a "Produção de sementes de milho convencional e tendência do mercado". Zago é da Biomatriz, em Rio Claro, produtora de sementes híbridas de milho e sorgo, com atuação nas principais regiões produtoras do Brasil.
O diretor do CCA, da UEM, Ivanor Nunes do Prado

O Seminário, que conta com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Emater-PR, tem como objetivo discutir temas, atuais e relevantes, relacionados ao desenvolvimento tecnológico, visando o incremento da produtividade do milho Safrinha com sustentabilidade e viabilidade econômica.
Produtores, pesquisadores, professores, consultores, extensionistas, administradores, representantes de cooperativas, acadêmicos e demais agentes associados à cadeia produtiva do milho safrinha constituem o público alvo do Seminário.

13º Seminário Nacional de Milho Safrinha
Data: 24, 25 e 26 de novembro
Local: Excellence Eventos (Anel Viário Virgílio Manilia, n° 21.784, Jd Ouro Cola, Maringá).
Inscrições e outras informações pelo site: www.seminariomilhosafrinha2015.com.br