A 27ª Semana do Contador de Maringá começou nesta segunda-feira à noite, dia 23, na UEM, debatendo o tema Ética e cidadania no Controle Social dos Recursos Públicos, abordado pela professora Fábia dos Santos Sacco, do Departamento de Direito Público da UEM. O evento, que prossegue até sexta-feira, dia 27, explora ainda os temas Contabilidade: uma profissão apaixonante; Desafios da Pesquisa em Contabilidade; Aspectos Profissionais da Docência e Pesquisa em Contabilidade; e Desafios da profissão na convergência para as Normas Internacionais de Contabilidade.

Durante a solenidade de abertura, a fala comum foi sobre a importância do evento e relevância dos assuntos enfocados. Segundo seu coordenador, Reinaldo Rodrigues Camacho, a Semana busca promover a profissão e o ensino na área, trazendo temas não usuais em sala de aula. “É uma oportunidade de os alunos terem acesso a novidades, principalmente as relacionadas com a profissão”. Esse foi o foco dos discursos também do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Paulo Moreira Rosa, do chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Romildo de Oliveira Moraes, da pró-reitora de Ensino, Ana Obara, do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nilmen Salles, e da pró-reitora de Administração, Maria Helena Ambrósio Dias.

Paralelamente será realizado o I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. As atividades serão desenvolvidas no período vespertino também no Dacese. Serão discutidos temas como A Qualidade da Pesquisa em Contabilidade no Brasil; Tendências da Pesquisa em Contabilidade Gerencial no Brasil; Ajuste a Valor Presente de Ativos e Passivos. Segundo Camacho, a primeira palestra do evento, que registrou cerca de 230 inscritos, demonstra a linha de ação do curso que, antes de formar o profissional, procura formar o cidadão. A Semana é promovida pelo DCC e PCO. Outras informações pelo fone 3011-4909.