O Hospital Universitário Regional de Maringá recebeu, nesta sexta-feira (14), a doação de vários equipamentos que serão utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva adulto e neonatal, no Centro Cirúrgico e no Pronto Atendimento. São dois cardioversores/desfibriladores; duas incubadoras; um equipamento de fototerapia; três aspiradores cirúrgicos portáteis; seis camas elétricas motorizadas; uma bateria; um eletrocardiógrafo de 12 canais; um carro móvel EP3; três oxímetros; e um sistema de ultrassom. Em valores, eles somam cerca de R$ 217 mil.

O superintende do hospital, Maurício Chaves Júnior, explicou que a remessa veio através da Secretária Estadual da Saúde. “Em negociação com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, apresentamos uma demanda dentro das necessidades do Hospital Universitário. A doação que o HU recebeu hoje é uma parte do pedido que formalizamos”, explica o superintendente, dizendo que outras doações deverão chegar.

Sobre os benefícios dos equipamentos, Chaves Júnior destaca que o Hospital é o primeiro beneficiado porque moderniza o parque tecnológico. Além disso, o servidor também ganha porque passa a contar com máquinas melhores e mais adequadas à função desempenhada. Do mesmo modo, o aluno que atua diretamente no HU e a população atendida que terão à disposição mais recursos para os diagnósticos.

O superintendente do HU também enfatiza que várias ações têm sido empreendidas no sentido de “renovar e modernizar o parque tecnológico do HU, cujos equipamentos têm mais de 15 anos”.

A diretora administrativa do HU, Isabel Cristina Puppin, informou que da remessa recebida, alguns serão utilizados imediatamente e outros dependem de instalação. “As empresas responsáveis pelo serviço já estão sendo contatadas para agilizar o processo”, pontuou ela.

A entrega dos materiais foi feita pela 15ª Regional de Saúde, por meio do diretor Kazumichi Koga.