A professora Leda Maria Messias da Silva, do Departamento de Direito Público, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e a advogada Lanaira da Silva, lançam, na próxima segunda-feira (17), às 19h30, na Escola Judicial do Fórum Trabalhista, o livro “O assédio moral na administração pública”. A mesma obra será lançada na Livraria Curitiba, do Shopping Maringá Park, no dia 20 de agosto, às 19h30, e em ambos os lançamentos Leda proferirá uma breve palestra acerca do tema.

As autoras informam que o livro tem como proposta ser a voz daquele que se cala, que aceita a violência institucional e, muitas vezes, ainda se sente o “culpado”, o “incompetente”, porque é isso, exatamente o que pretende o assediador: fazer com que o assediado destrua a sua autoestima e só se manifeste para exonerar-se.
“O assédio moral, essa praga que se dissemina nas relações de trabalho públicas aéticas, nas quais impera a lei de quem tem mais poder, precisa ser combatido”, afirma texto da contracapa.
O assédio na administração pública, não destrói apenas o assediado, mas leva junto a qualidade dos serviços públicos, quer seja pela insegurança gerada pela falta de respeito à dignidade humana, que impera nesses ambientes, quer seja pelo adoecimento e afastamento do servidor público.
As autoras ainda entendem que os sindicatos, o Ministério Público e o Ministério do Trabalho também têm uma importante função no combate dessas condutas inaceitáveis, “verdadeiras pragas a disseminar o desrespeito aos direitos fundamentais do trabalhador, quer seja na esfera pública ou privada”.
Leda é professora de Direito Coletivo do Trabalho, na UEM, com pos-doutorado em Direito do Trabalho. É doutora e mestre em Direito das Relações Sociais, subárea de Direito do Trabalho; professora do Mestrado em Ciências Jurídicas e da Graduação em Direito do Centro Universitário de Maringá-PR (Unicesumar); pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), palestrante, autora de artigos e livros, advogada, ex-professora da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; ex-membro da Diretoria/ PR, da Sociedade Brasileira de Bioética; associada ao Conselho Nacional de Pesquisa em Direito (CONPEDI). Pertenceu, ainda, ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Unicesumar-Copec.
Lanaira da Silva é graduada pela UEM; mestranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), inserida na Linha de Pesquisa “Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos”; e bolsista de mestrado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Proex).