Um grupo de dois professores e oito alunos de vários cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) parte, nesta quarta-feira (15), para uma viagem de quase dois mil quilômetros visando a desenvolver um trabalho de ajuda às comunidades carentes de uma cidade do norte do Brasil, dentro do Projeto Rondon.

Eles saem em frente à Biblioteca Central, no câmpus universitário, por volta das 11h40, e embarcam às 12h45, na rodoviária de Maringá, com destino à Curitiba, onde pernoitam no quartel do Exército. Na manhã de quinta-feira, o grupo segue, de avião, para Marabá (PA), próxima à região de Carajás, a maior produtora de minério de ferro do Brasil.

Em Marabá, a equipe da UEM vai se encontrar com outros quase 300 rondonistas de todo o País, permanecendo no local até sábado, quando partirá para o município paraense de Água Azul do Norte, local da missão.

A equipe vem se preparando para esta viagem há quase três meses, para executar ações que foram definidas em conjunto com diversos atores do município paraense. As atividades planejadas priorizam ações educativas e capacitação de servidores públicos, moradores das vilas rurais e outros trabalhadores nas áreas de meio ambiente, tecnologias de produção, trabalho e comunicação.

Segundo o professor Lucas César Frediani Sant’ Ana, do Departamento de Geografia, a UEM se inscreveu no Projeto, cujo edital foi lançado pelo Ministério da Defesa, propondo a atuação na linha do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Após a aprovação do projeto, Sant’ Ana e a professora Olívia Toshie Oiko, do Departamento de Engenharia de Produção, começaram a selecionar os estudantes interessados. Os dois acompanharão os alunos na viagem.

O professor já esteve em Água Azul do Norte, para conhecer o local e fazer levantamento de campo. De acordo com ele, a principal linha de atuação do grupo será a busca de sustentabilidade dos produtores rurais, que, entre outras dificuldades, têm problemas de acesso aos recursos federais.

Integrante do grupo, o estudante de geografia, André Ramalho, de 20 anos, diz ter viajado para vários estados brasileiros para experiências de campo a fim de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, mas a ida para o Pará, segundo ele, reveste-se de um significado especial.

Ramalho entende que a viagem pelo Projeto Rondon ganha outra nuance, justamente pelo trabalho que será desenvolvido no município de Água Azul do Norte, com viés social, e com a atuação de uma equipe multidisciplinar, na qual o estudante espera obter um grande aprendizado. “Quero ensinar e aprender também”, afirma Ramalho, ao comentar, ainda, sua expectativa de interação com os moradores paraenses.

O estudante já esteve, por conta própria e em missões exigidas pelo curso de geografia, em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Desta vez, ele participará de atividades como cultivo de horta comunitária, plantio de mudas de espécies frutíferas às margens do rio Água Azul, captação de recursos federais via sistema de convênio, e preparação de sabão a partir do óleo de cozinha usado.

Sobre o Projeto – Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parcerias com prefeituras e instituições de ensino superior, o Projeto Rondon visa, por meio de ações socioeducativas, a melhoria na qualidade de vida da população de municípios de baixo desenvolvimento. O projeto envolve a participação voluntária de estudantes universitários. Outras informações pela página no facebook ou pelo e-mail rondon.uem15@yahoo.com.br.