Os professores da Universidade Missouri Kansas-City, nos Estados Unidos, Michael Kruegger e Mônica Mingucci, estiveram na UEM na manhã desta quinta-feira, dia 12, para avançar na formalização de acordo entre as duas instituições, que começaram no ano passado, quando estiveram em Maringá. Foram recebidos pelo reitor Mauro Baesso. A intenção é que o convênio abranja a mobilidade acadêmica e a docente e a realização de projetos de pesquisa conjuntos.

Durante o encontro, o reitor solicitou documento com as possibilidades e áreas abrangidas. Citou que a UEM possui muitos bons alunos, assim como grupos e áreas de pesquisa consagrados e avançados. Citou os programas que financiam a mobilidade no Brasil e disse que a UEM faria o possível para avançar nessa área.
Mingucci, diretora do Instituto de Línguas e assessora para Relações Internacionais da UMKC, ressaltou o interesse de sua instituição em trabalhos conjuntos e numa relação mais próxima com a UEM. Destacou ainda que ambos estão impressionados com a qualidade de ensino da Universidade Estadual de Maringá.
Kruegger, diretor-assistente da Faculdade de Ciências e Artes da UMKC, disse que a universidade pretende oferecer a oportunidade de alunos brasileiros permanecerem mais que quatro semanas lá. A intenção é abrir a possibilidade de um a mais semestres tanto para estudantes de graduação como de pós-graduação.
Os professores americanos vieram ao Brasil a convite da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Apucarana (UTFPR) e estiveram na UEM acompanhados pelos docentes Manoel Messias Alvino de Jesus e Elvira Barbosa da Silva. Também participaram da reunião os professores Luiz Roberto Evangelista (DFI), Silvana Marques Araújo e Domingos Mariucci, estes do Escritório de Cooperação Internacional.