O prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encontra-se ocupado por um grupo de estudantes desde a última terça-feira (3). Na segunda-feira (2) os estudantes solicitaram à Reitoria a utilização da sala dos Conselhos Superiores para realizar uma assembleia estudantil, agendada para terça-feira (3), às 15 horas. O reitor Mauro Baesso e o vice-reitor Julio Damasceno atenderam uma solicitação dos alunos e participaram da assembleia, esclarecendo os questionamentos dos estudantes acerca do Restaurante Universitário (RU) e das condições gerais de funcionamento da UEM. Ao final da assembleia, a Reitoria recebeu o comunicado de que os estudantes permaneceriam na sala dos Conselhos Superiores para aguardar o resultado do processo administrativo referente a situação do RU.

Uma nova assembleia estudantil foi realizada ontem (4), na qual o reitor compareceu para comunicar o resultado da comissão processual que indica a rescisão do contrato com a construtora responsável pelas obras do RU. Conforme decisão do reitor, baseada no relatório final da Comissão de Processo Administrativo, a UEM está autorizada a retomar as obras do RU, a partir desta quinta-feira (5).

Isso conclui um dos esforços despendidos pela administração, desde o inicio desta gestão, para melhorar as condições de funcionamento da UEM. Mesmo assim, os alunos optaram pela continuidade do movimento de ocupação da Reitoria e impediram o acesso ao prédio.Até o momento, apesar do diálogo aberto que esta administração sempre manteve com os acadêmicos e seus representantes, o grupo de estudantes continua ocupando a Reitoria.

A administração da UEM continua aberta ao diálogo com os estudantes e ressalta que a ocupação do prédio impede ações administrativas essenciais para atender as reivindicações da comunidade universitária.