A solenidade de colação de grau do dia 30 de janeiro, em Maringá, encerrou as colações agendadas para os formandos 2014 da UEM dos cursos de graduação presenciais. A primeira foi dos graduandos do Câmpus Regional do Arenito (Cidade Gaúcha) no dia 19 de janeiro. Na sequência, ocorreram as cerimônias dos câmpus regionais de Umuarama (20), Goioerê (21), Cianorte (22), Ivaiporã (23) e primeira etapa de Maringá (29).

Dezesseis formandos tiveram um motivo a mais para comemorarem: receberam a láurea acadêmica, concedida a quem conclui, pelo menos, dois terços das disciplinas com notas iguais ou superiores a nove. A distinção honorífica foi concedida a Virgínia Maria Nuss (Letras), Elaine Laverde Bueno de Melo (Letras EAD), Adriana Patrícia Nachbar Camargo (Pedagogia EAD), Cleonice Aparecida de Raphael da Silva (Pedagogia EAD), Fátima Ayako Takata (Pedagogia EAD), Sandra Maria Gigante de Freitas (Pedagogia EAD), Rodolfo Antonio Batalini (Agronomia), Eduardo Oliveira de Almeida (Ciências Sociais), André Rosolem Sant’Anna (Filosofia), Jéssica dos Santos Pizzo (Química), Vanessa Jorge dos Santos (Química), Daniella Domingues Alvarenga Marques (Pedagogia), Silvana Pereira São Cyrilo (Pedagogia), Pablo Henrique Perondi (Matemática), Fernanda Lang Schumacher (Estatística) e Guilherme Radi dias (Artes Visuais). O documento foi entregue pelo reitor Mauro Baesso, vice-reitor Julio Damasceno e pela paraninfa Darci Aparecida Martins Correa.

Na ocasião, o orador Willian Pecin Jacomacci, do curso de Odontologia, lembrou que o momento solene exalta “a nossa maior conquista e, de forma tão mágica, sela nossa passagem pela Universidade Estadual de Maringá”. Para ele, todos eram lutadores, guerreiros, com sonho comum de vencer, que tinham como espelho os pais, a quem dedicavam gratidão. Citando o cotidiano estudantil, disse que, “atrás de todas as aulas; vivências clínica, laboratorial e de campo; grandes projetos, tivemos conosco um grande sonhador e realizador: o mestre”. Também comentou que “hoje é dia de festa! Amanhã será o tempo de novos propósitos, de novos desafios”.

A paraninfa Darci Aparecida Martins Correa iniciou sua fala destacando a emoção de estar perante a imensidão de pessoas felizes “para escrevermos mais uma página da história da UEM”. Como professora da UEM, “faço de meu trabalho uma grande paixão, lutando com esperança, alegria e entusiasmo para que esta Universidade cumpra sua missão de buscar a excelência acadêmica”. Lembrou que o papel dos professores é preparar os alunos, apresentando referenciais teóricos, bibliografia, pensadores, autores de teses, para dar uma formação que os ajude a ter autonomia de pensamento e navegar no mundo profissional. Citou quatro fatores fundamentais para o sucesso de quem inicia uma vida profissional: conhecimento, integração com a equipe, ser ético e ter humildade.

Excelente avaliação - O vice-reitor Julio Damasceno comentou sobre a excelente avaliação da UEM na pós-graduação entre as instituições estaduais, estando na quarta posição, sendo antecedida somente pela USP, Unesp e Unicamp. Aproveitou para destacar a importância de haver integração entre os alunos.

O reitor Mauro Baesso ressaltou que não permitirá que haja retrocesso na UEM, nem o sucateamento da Instituição e, muito menos, a queda da qualidade. Para ele, a missão da Universidade é muito mais que a mera formação profissional. Envolve a formação do cidadão com ética moral e profissional. Ao final, agradeceu aos pais e às mães pela confiança depositada na UEM ao entregarem seus filhos durante esse período. Comentou que se sentia honrado por devolvê-los à sociedade com excelente formação acadêmica e cidadã.

No dia 30 de janeiro, receberam os certificados os formandos em Agronomia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Estatística, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue, Zootecnia, História EAD, Letras EAD e Pedagogia EAD. A juramentista foi Júlia Borges Barbosa, formanda do curso de Farmácia.

Em fevereiro serão realizadas cerimônias de colação de grau específicas para alunos da modalidade a distância de outros polos. No dia 5, em Diamante do Norte, será a vez dos formandos em Administração Pública e Pedagogia. No dia 6, em Nova Santa Rosa, dos formandos em História, Letras e Pedagogia. No dia 11, em Assaí, colam grau os formandos em Administração, História, Letras e Pedagogia. As colações do ano letivo de 2014 encerram-se no dia 12, em Siqueira Campos, com os formandos em História e Pedagogia.